Enrique Tirado, enólogo da Concha y Toro, esteve em São Paulo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A VCT Brasil, filial do Grupo Concha y Toro que representa, importa e distribui no País os produtos das vinícolas Concha y Toro e Trivento, trouxe ao Brasil o enólogo exclusivo do ícone Don Melchor, Enrique Tirado. O especialista esteve em São Paulo para participação em três noites de autógrafos das garrafas do vinho, proveniente do reconhecido vinhedo de Puente Alto, localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, no Chile.

Nos dias 29 e 30 de março, Tirado marcou presença, respectivamente, nas lojas Ville Du Vin, localizadas em Santo André, no grande ABC, e em Alphaville, São Paulo, onde autografou cerca de 150 garrafas. Além disso, o enólogo treinou a equipe de vendas das lojas para que pudessem indicar o Don Melchor com mais segurança e propriedade. Os eventos foram finalizados com um wine dinner especial, que reuniu aproximadamente 15 participantes em cada loja.

Já no dia 31 de março, o especialista, considerado um dos melhores do Chile pela Imprensa local e mundial, compareceu à loja Cave e Pavesi, em Campinas, no interior de São Paulo, onde também autografou garrafas de vinho e recebeu cerca de 100 pessoas. Neste evento, a sessão de autógrafos começou por volta das 18h e o wine diner, às 20h, encerrando o evento em grande estilo. A degustação de vinhos foi acompanhada de excelente gastronomia, que contou com pratos quentes como salmão com crosta de pistache e risoto de rúcula, e cordeiro ao molho de alecrim com gratinado de mandioquinha acompanhados, respectivamente, pelos vinhos Amélia Chardonnay da Concha y Toro safra 2007 e Don Melchor safra 2006.

 Sobre Enrique Tirado

 Enrique Tirado desenvolveu o primeiro estudo de solos e terroirs realizado no Chile, em conjunto com o Institut National Agronomique Paris-Grignon (INA P-G), uma das mais prestigiosas entidades acadêmicas da França. Desde então, seu rigor e seus constantes estudos sobre solo, clima, condução agrícola e implementação de novas tecnologias conseguiram levar o Don Melchor a um lugar de honra no cenário da vitivinícola mundial, posicionando-o entre os grandes vinhos do mundo. Com a colheita 2001 e 2003, o Don Melchor conseguiu o quarto lugar entre os TOP 100 vinhos do mundo, escolhidos pela revista americana Wine Spectador.

Para o enólogo, são esses estudos, aliados à sua paixão pela vinicultura, que fazem do Don Melchor um importantíssimo vinho na cartela da Concha y Toro. “Don Melchor é para mim a procura constante de um conhecimento sensorial de cada uma das parreiras dentro do vinhedo e, ainda, o modo de me aproximar e conseguir atingir cada vez mais a beleza do equilíbrio nele. Essa é a minha verdadeira paixão. Utilizo a tecnologia como ferramenta para alcançar um maior conhecimento. Mas Don Melchor está em cada parreira do vinhedo, que gosto de observar cuidadosamente, para trabalhá-las de modo a conseguir o equilíbrio perfeito em cada colheita”.

Ficha Técnica Don Melchor:

 2005

Variedade: 97% Carbenet Sauvignon – 3% Carbenet Franc

Vinhedo de Origem: Puente Alto

Tipo de Colheita: Manual

Solo: Manual

Clima: Mediterrâneo semi-árido

Envelhecimento: 15 meses em barris de Carvalho Francês

Cor: Vermelho rubi intenso

Aroma: Expressivo e complexo, com notas de chocolate, cerejas negras e ameixas maduras, que se mesclam com o aroma de café e cassis

Boca: Continua a expressão de frutas vermelhas na boca, um vinho denso e completo. Taninos finos e maduros se destacam, outorgando-lhe grande concentração e um final longo e amplo

Álcool: 14,5%

pH: 3,56%

Acidez total: 3,26g/L

2006

Variedade: 96% Carbenet Sauvignon – 4% Carbenet Franc

Vinhedo de Origem: Puente Alto

Tipo de Colheita: Manual

Solo: Aluvial

Clima: Mediterrâneo semi-árido

Envelhecimento: 15 meses em barris de Carvalho Francês

Cor: Vermelho cereja intenso

Aroma: Complexo e elegante, muito expressivo e marcado por frutas vermelhas e suaves tons de chocolate e especiarias 

Boca: Grande equilíbrio e balanço, taninos maduros e amáveis. É um vinho profundo e de boa estrutura, com uma grande persistência 

Álcool: 14,5%

pH: 3,59%

Acidez total: 3,56g/L