Empresa mantém sucesso há 20 anos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Segundo o estudo Demografia das Empresas 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quatro em cada dez novas empresas fecham as portas após dois anos. Das 464.700 empresas que entraram no mercado em 2007, 353.600 (76,1%) haviam sobrevivido em 2008 e apenas 285 mil (61,3%) continuavam a operar até 2009. Do total de 4,3 milhões de empresas ativas no Brasil em 2009, 3,3 milhões, ou 77,8%, eram sobreviventes, existiam em 2008 e permaneceram ativas em 2009. Outras 946.700, ou 22,2%, eram estreantes, portanto, a cada cinco, uma era nova. Já as que saíram do mercado totalizaram 755.200 (17,7%).

Manter empresa e sociedade por longos anos não é uma missão fácil às organizações do Brasil, mas o Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tratamento da gagueira no Brasil, prossegue contra essa regra. A empresa foi fundada por três sócios, atua há 20 anos no mercado brasileiro e pretende ampliar ainda mais suas operações no País. “Sustentar uma parceria por tantos anos exige dedicação, respeito e confiança de todos, pois temos opiniões diferentes. Porém, dialogamos diariamente para avaliar o mercado e investimentos, definir estratégias e planejamento e, por fim, executar as ações”, explica o diretor administrativo do Grupo, Reginaldo Chicon.

 

Amizade rompeu barreiras

O projeto de abrir uma companhia surgiu por meio da insatisfação com a falta de um atendimento personalizado na empresa em que trabalhavam. Após muita insistência, conseguiram um financiamento que supria as necessidades da nova empresa e, em 1991, nasceu a primeira loja instalada no tradicional bairro paulistano do Tatuapé. Na época, a empresa tinha apenas dois funcionários – uma recepcionista e uma fonoaudióloga – além dos proprietários, que eram responsáveis pelas áreas Comercial (Dilson Pavezi), Técnica (Reginaldo Chicon) e do Financeiro (Gilberto Silva). 

Em 1994, o Microsom estabeleceu uma parceria com uma das empresas mais respeitadas do mundo no ramo de aparelhos auditivos, a canadense Unitron Connect, para se tornar representante oficial da marca no Brasil. “Este foi um grande passo para que a empresa investisse ainda mais na qualidade do seu atendimento e passasse a oferecer produtos da mais alta tecnologia”, explica Chicon.

Com o passar dos anos, a empresa ganhou força no mercado e expandiu sua atuação para outros estados brasileiros, por meio de representantes regionais. Em 2008, a companhia decidiu investir seu capital no SpeechEasy, aparelho para o tratamento da gagueira. Após pesquisas de mercado e longas negociações com a companhia americana Janus Development, responsável pelo desenvolvimento do equipamento, a empresa se tornou representante oficial do produto no País. A estrutura e a grande experiência no mercado de aparelhos auditivos dos sócios foram fundamentais para a concretização da parceria.

Hoje, o Grupo Microsom possui aproximadamente 100 colaboradores, seis lojas próprias, sendo quatro na cidade de São Paulo e as demais em Guarulhos e Santos, e uma rede de aproximadamente 40 representantes exclusivos distribuídos pelo Brasil. A infraestrutura da empresa engloba laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais.