Empresa disponibiliza ferramenta gratuita para testar programação do SpeechEasy

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A empresa norte-americana SpeechEasy International, LLC, fabricante do pequeno e discreto aparelho utilizado no tratamento da gagueira, disponibiliza gratuitamente acesso ao software Fluency Coach, que permite à população testar o retorno auditivo alterado, mecanismo utilizado no equipamento para simular o efeito coro.

O efeito coro é um fenômeno natural que ocorre quando uma pessoa que gagueja fala ou lê ao mesmo tempo em que outra pessoa, reduzindo a disfluência. “Quando falamos da função do SpeechEasy, muitas pessoas têm curiosidade de conferir a sensação que o equipamento transmite ao paciente. Com o software, é possível experimentar o retorno auditivo usado no aparelho”, explica Clara Rocha, fonoaudióloga do Grupo Microsom, única empresa que comercializa o SpeechEasy no Brasil.

Para baixar o aplicativo, os interessados em testar o tratamento para gagueira devem acessar o site www.speecheasy.com; clicar no ícone Fluency Coach, do lado direito da tela; preencher os dados solicitados para o cadastro; e clicar em submit. Em seguida, o usuário receberá o link para download e o número de registro por email. Para ter acesso à ferramenta, basta seguir os procedimentos de instalação indicados pelo computador. Após a instalação do software, será solicitado o número de registro enviado anteriormente pelo email. Feito todo o procedimento, é possível experienciar alterações do atraso auditivo e da alteração de freqüência disponíveis no Fluency Coach por meio do uso de microfone e fone de ouvido.

 

Dicas para uso do Fluency Coach

As programações utilizadas no SpeechEasy alteram o tempo do atraso (DAF) e a mudança na freqüência da voz (FAF).

Para melhor aproveitar a ferramenta, o usuário deve clicar no botão redondo e movimentá-lo sobre a barra para alterar o delay (DAF), pitch (FAF) e o volume.

Ao movimentar o botão para direita, o indivíduo reduz o atraso (DAF), diminui o pitch, deixando a voz mais grave (FAF), e reduz o volume do feedback auditivo.

Ao movimentar o botão para a esquerda, a pessoa aumenta o atraso (DAF), aumenta o pitch, deixando a voz mais aguda (FAF), e aumenta o volume do retorno auditivo.