Embratel comemora 50 anos de história

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa celebra sua trajetória de sucesso com a preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Embratel completa 50 anos, no mês de setembro. A empresa – pioneira no setor de Telecomunicações no País – teve atuação marcante ao permitir a comunicação do Brasil com o exterior e na oferta de serviços diferenciados para empresas de todos os setores. A Embratel comemora mais um ano de vida em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 que terão sua infraestrutura e participação como Fornecedora e Patrocinadora Oficial na categoria Telecomunicações, junto com a Claro.

“Estamos muito felizes por comemorar 50 anos de inovação. São décadas de uma trajetória de muito sucesso, marcada pelo pioneirismo em Telecomunicações e pelo lançamento constante de novas soluções”, diz José Formoso, CEO da Embratel, destacando que o principal desafio é sempre o próximo, citando novos projetos e as entregas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

“Já estamos preparados com a melhor infraestrutura tecnológica do mercado”, afirma o CEO. Segundo ele, a entrega consiste em oferecer a melhor infraestrutura de telecomunicações para o maior evento esportivo do planeta. “A Embratel oferecerá serviços no mais alto nível de excelência para que os brasileiros, e os esperados 4,8 bilhões de espectadores do mundo inteiro, possam acompanhar tudo o que vai acontecer nos Jogos Rio 2016”, diz.

O esporte é um dos principais pilares de comunicação da Embratel. A empresa possui uma plataforma esportiva diferenciada, que inclui o patrocínio a 24 atletas de alto rendimento Olímpico e Paralímpico, e foi uma das primeiras a apoiar a candidatura do Rio de Janeiro como sede do evento. A Embratel incentiva o esporte por acreditar que esse movimento envolve, inspira e une as pessoas.

A Embratel consolidou-se ao longo dos anos pela oferta de soluções de ponta para empresas, bancos e órgãos do governo, além de apresentar excelência na transmissão de importantes eventos esportivos, como Jogos Olímpicos, Panamericanos, Copas do Mundo e Fórmula 1.  Com uma tecnologia de ponta e um time de profissionais altamente capacitados, a Embratel fortaleceu sua participação nos momentos mais importantes do País, sendo responsável por inúmeras ações que permitiram o avanço e o desenvolvimento do Brasil.

Trajetória de Sucesso

Desde sua fundação, em 1965, a Embratel viabilizou as comunicações e permitiu que as mais diversas regiões fossem interligadas, possibilitando que o desenvolvimento econômico se espalhasse pelo território nacional. Realizou, por exemplo, a primeira transmissão comercial de TV via satélite e, mais tarde, em cores. Foi responsável por dar início ao serviço de Discagem Direta Internacional (DDI), ligando o Brasil a vários países do mundo. Impulsionou a revolução digital ao colocar em órbita diversos satélites, digitalizou redes e fez a internet chegar com força ao Brasil.

Em 2001, inaugurou o Centro de Referência Tecnológico, uma iniciativa pioneira na América Latina. E, em 2013, colocou em funcionamento o maior Data Center da América Latina, em São Paulo. Recentemente, registrou importantes conquistas mundiais com sua frota de satélites, uma das maiores do planeta, e diversificou suas atividades com novas ofertas de serviços de TI, Cloud Computing, Segurança de Dados, Servidores Virtuais e Mobilidade Corporativa.

Preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

No que diz respeito à infraestrutura, a Embratel disponibilizará para os Jogos pontos de WiFi, Internet 3G e 4G, além de um Data Center próprio para hospedar os servidores e dados do Comitê Rio 2016, que foi construído com nova e diferenciada estrutura na cidade do Rio de Janeiro.

O número total de horas de competições dos Jogos Olímpicos corresponde a 44 campeonatos mundiais de futebol (Copas do Mundo). Cerca de 60 mil horas de transmissões ao vivo, com mais de cinco mil horas de vídeos produzidos em alta definição, levarão ao mundo o melhor das competições esportivas de alto nível. Só para a cerimônia de abertura, no dia 05 de agosto, estima-se que a transmissão televisiva será acompanhada por 4,5 bilhões de pessoas.

A empresa estima que serão necessárias cerca de 16 mil linhas fixas, 25 mil SIM Cards, 80 mil pontos de rede para suportar as 148 venues (locais de competição e não competição) das Olimpíadas. A Embratel prevê um fluxo de mais de três milhões de mensagens SMS a serem enviadas por mais de 7,5 milhões de pessoas que deverão acompanhar os Jogos.