Embratel comemora 30 anos de lançamento do primeiro satélite brasileiro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Em sua trajetória, empresa construiu uma das maiores frotas satelitais da América Latina

 

A Embratel comemora trinta anos do lançamento do primeiro satélite geoestacionário brasileiro ao espaço. Com o Brasilsat A1, a empresa iniciou, em fevereiro de 1985, a operação da primeira rede de satélites domésticos de telecomunicações da América Latina. Este lançamento permitiu ao Brasil iniciar a interiorização das telecomunicações em ampla escala no território nacional, diminuindo progressivamente o grau da dependência brasileira no aluguel de capacidade em satélites estrangeiros.

A partir desse início histórico, com o crescimento da frota, a empresa mudou de nome e hoje, como Embratel Star One, opera seis satélites (Star One C1, C2, C3, Brasilsat B4, Brasilsat B2 e B3). Durante todos esses trinta anos, a operação tem sido feita inteiramente por brasileiros. Engenheiros, técnicos, astrônomos e analistas absorveram conhecimento e uma experiência das mais relevantes para o País.

Seguindo sua visão de ampliação contínua e sustentável, a Embratel Star One lançará dois novos satélites em breve: o Star One C4 neste ano e o Star One D1, em 2016. “Estamos muito felizes por comemorar 30 anos de operação da maior frota regional de satélites do Brasil e da América Latina. O pioneirismo da Embratel marcou a independência nacional nos serviços de telecomunicações via satélite e permitiu, inclusive, a difusão das comunicações e de sinais de TV para milhares de residências brasileiras”, diz Gustavo Silbert, Diretor Executivo da Embratel Star One.

Em 1985, o Brasilsat A1 foi lançado por um foguete Ariane, a partir da base de lançamento de Kourou (Guiana Francesa), e posicionado em órbita geoestacionária sobre o território brasileiro. Na ocasião, o investimento foi de cerca de US$ 125 milhões. Este primeiro satélite e o seguinte receberam a designação de Brasilsat A1 e A2, respectivamente, tendo iniciado o chamado Sistema Brasileiro de Telecomunicações por Satélite – SBTS. A segunda geração de satélites Brasilsat, lançada em 1994, passou a ser chamada de Brasilsat B1 a B4, sendo seguida pela terceira geração com o Star One C1, em 2007, e pela quarta geração a ser iniciada em 2016 com o Star One D1.

A Embratel Star One é a única latino-americana entre as dez maiores empresas de satélite do mundo, segundo o ranking mundial Top Fixed Satellite Service Operators, da Space News. “Esse reconhecimento reflete o trabalho que estamos realizando no Brasil e em toda a América Latina”, afirma Silbert, destacando que a Embratel Star One também foi a primeira empresa no mundo a receber o certificado ISO 9001:2000 pelo serviço de controle de satélites. Essa certificação coloca a empresa como uma das mais confiáveis por conta de seus sistemas de controle.

Atualmente, a capacidade dos satélites da Embratel Star One suporta uma vasta gama de soluções para clientes dos segmentos de telefonia, TV, dados e redes corporativas no País. A empresa oferece capacidade de satélites para grande parte das 500 maiores companhias do Brasil, para as principais emissoras de TV, canais independentes e diversos órgãos do Governo Brasileiro. A capacidade crescente de sua frota permitirá à empresa expandir a oferta para toda a América Latina.

Os recentes investimentos feitos pela Embratel Star One também ampliam a capacidade de transmissão para ocasiões que demandam uma infraestrutura ainda mais robusta. “Possuímos experiência na oferta de soluções de telecomunicações para grandes eventos esportivos nacionais e internacionais. Viabilizamos a transmissão da primeira Copa do Mundo a cores em 1970 e, desde então, transmitimos importantes competições, como Jogos Olímpicos, Panamericanos, Copas do Mundo, Fórmula 1, Rio Open, entre outras”, complementa Silbert. A Embratel foi uma das primeiras empresas a apoiar a candidatura do Rio de Janeiro como sede dos jogos e é Fornecedora e Patrocinadora Oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, junto com a Claro, na categoria Telecomunicações.

 

 

Excelência mundial

Além de líder e pioneira na oferta de soluções via satélite na América Latina, a Embratel Star One obteve o certificado ISO 9001:2000 devido ao trabalho de excelência que desenvolve a partir de seu Centro de Controle de Satélites de Guaratiba. A empresa controla, monitora e gerencia sua frota satelital por meio de uma equipe de engenheiros e técnicos brasileiros altamente especializados. O local possui um dos maiores parques de antenas da América Latina e tecnologia atualizada para atendimento aos clientes dos diversos setores. Essa estrutura coloca a Embratel Star One como uma das empresas mais confiáveis do mundo por conta de seus processos de controle de satélites. Além disso, a empresa é credenciada de acordo com as normas do Inmetro no Brasil, da Ansi-Rab nos Estados Unidos e RVA na Holanda. Pioneira em vários aspectos, a empresa obteve seu primeiro certificado desse tipo ainda em 1998 e continua um passo à frente do mercado em termos de qualidade. Em 2011, para atestar à segurança de operação de sua frota, a Embratel Star One se associou à SDA (Space Data Association), principal instituição que presta serviços de vigilância espacial a Operadores de Satélites. Atualmente a Star One ocupa uma posição no board da SDA.

 

Sobre a Embratel Star One

A Embratel Star One é a maior operadora de satélites na América Latina. Criada em dezembro de 2000, possui em operação cinco satélites GEO (Star One C1, C2, C3 e C12 e BrasilSat B4), e dois em órbita inclinada (BrasilSat B2 e B3). Em breve, a empresa terá dois novos satélites. A capacidade dessa frota de satélites suporta toda uma gama de soluções para grandes empresas, governo e clientes dos segmentos de telefonia, TV, TV por Assinatura, dados e redes corporativas. Mais informações: www.starone.com.br.

 

Assessoria de Imprensa da Embratel Star One – PLANIN

Angélica Consiglio e equipe – tel. (11) 2138-8900 – www.planin.com

Contatos: Carolina Hilal, Adelson Júnior e equipe

Tel. (11) 2138-8921

Email: [email protected]