srpthumb-p23008-190x87-no copy

Ecofuturo e Suzano recebem membros da ISEAL Alliance no Parque das Neblinas

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Objetivo é compartilhar ações relacionadas à restauração e conservação ambiental desenvolvidas na reserva da empresa

O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose gerida pelo Instituto Ecofuturo e localizada no alto da Serra do Mar, em Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), receberá no dia 21 de maio cerca de 30 membros da ISEAL Alliance. A associação internacional reúne organizações que atuam com sistemas de certificação voluntário em todo mundo e em prol de boas práticas de sustentabilidade para produtos e serviços.

A visita à reserva faz parte da programação da Conferência Global de Padrões de Sustentabilidade da ISEAL Alliance, que acontece em São Paulo de 22 a 24 de maio. Na ocasião, os participantes devem conhecer as ações desenvolvidas pelo Ecofuturo e pela Suzano para a restauração e conservação da Mata Atlântica no Parque das Neblinas e em outras áreas da empresa, além de compartilhar experiências sobre práticas de manejo responsável e os principais desafios e oportunidades relacionados à certificação florestal voluntária.

“A visita dos membros da ISEAL Alliance é importante por duas razões: primeiro porque a ISEAL é formada pelos principais sistemas de certificação voluntária em todo o mundo, como o FSC®, Fairtrade e UTZ, e, portanto, é uma oportunidade única de trocar experiências acerca do trabalho realizado por empresas e certificadoras de outros sistemas. E também porque é muito significativo que esse grupo de profissionais reconheça os esforços da Suzano e do Ecofuturo na gestão do Parque e na criação de novos modelos de manejo e restauração de áreas naturais”, explica Estevão Braga, Gerente de Inteligência em Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose.

O encontro incluirá uma apresentação geral da reserva, seguida por uma trilha com parada em pontos de observação, nos quais serão apresentadas ações desenvolvidas pelo Ecofuturo. Para complementar a vivência, os participantes degustarão receitas preparadas por uma empresa da comunidade local, que inclui ingredientes nativos da floresta, como cambuci e o fruto da palmeira-juçara.

“O trabalho de restauração e conservação desenvolvido no Parque é considerado modelo por organizações ambientais nacionais e internacionais. Vale ressaltar que boa parte da Mata Atlântica que existia aqui foi altamente impactada pela produção de carvão nas décadas de 40 e 50, antes da Suzano adquirir a área. Hoje, dos 6 mil hectares da reserva, 5 mil encontram-se em processo de restauração. Sabemos também que a restauração florestal é reconhecida como uma das principais ações relacionadas às políticas de combate às mudanças climáticas, proteção de recursos hídricos e conservação da biodiversidade”, afirma Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo.

O Parque das Neblinas já recebeu anteriormente a visita de membros do WWF Internacional e do Conselho Diretor Internacional do FSC® (Forest Stewardship Council® FSC-C010014). “Receber agora os membros da ISEAL Alliance é um reconhecimento dos nossos esforços e uma oportunidade excelente para troca de experiências”, conclui Groke.

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas está localizado a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga.  É uma reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Ecofuturo, com 6 mil hectares de área, onde são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação socioambiental, manejo florestal e participação comunitária.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano Papel e Celulose, contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura. Desde 1999, mantém projetos relacionados ao fortalecimento da prática de leitura, universalização de bibliotecas e conservação do meio ambiente, atuando como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado. Por acreditar que pessoas e o meio são indissociáveis, o Instituto Ecofuturo apoia a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de interagir positivamente entre si e com o ambiente, transformando o presente e o futuro para melhor. Para mais informações, visite ww.ecofuturo.org.br, acesse o perfil no Facebook.

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Como subsidiária da Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, reúne mais de 90 anos de tradição com o que há de mais moderno de tecnologia para a indústria de papel e celulose. Possui sete unidades industriais no Brasil, escritórios internacionais em seis países e estrutura de distribuição global preparada para abastecer mais de 60 países. Produz, além de Celulose, Papéis de imprimir e escrever revestido e não revestido e de Embalagens, Tissue (papéis para fins sanitários) e celulose Fluff (usada na produção de fraldas e absorventes higiênicos), e está investindo na produção de Lignina e derivados, criando uma plataforma de química verde para a substituição de matéria-prima de origem fóssil, entre outras aplicações. Trabalha no desenvolvimento genético de culturas florestais e atua no setor de biotecnologia por meio de sua subsidiária FuturaGene. A empresa possui capital aberto e integra o Novo Mercado, o que reforça seu compromisso com o avanço contínuo das práticas de governança corporativa.  Para mais informações, acesse www.suzano.com.br.

PLANIN – Assessoria de Imprensa do Instituto Ecofuturo

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com

Contatos: Eduarda Lopes

E-mail da equipe: suzano@planin.com – Tel.: (11) 2138-8949