duratex-logo

Duratex realiza iniciativa para reúso de água em São Leopoldo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Unidade Louças Sul retorna mais de 90% do insumo para a sua produção

Atenta à implementação de ações alinhadas à sua Estratégia de Sustentabilidade, que estabelece 45 compromissos a serem cumpridos até 2025, a Duratex promove projeto voltado à reutilização de água na Unidade Louças Sul, em São Leopoldo (RS). A iniciativa consiste em, ao longo do processo de fabricação de produtos, tratar e reaproveitar a água que antes era descartada após a produção de louças.

Isso pode ser realizado graças a duas etapas. Primeiro, é feito um tratamento físico-químico simples, para retirar os sólidos, em uma Estação de Tratamento. Na sequência, a água passa por um filtro de carvão, para perder dureza e poder ser reutilizada. A iniciativa, que existe desde 2014, passa por constante evolução.

 “No período em que iniciamos o projeto, o reuso na unidade era de 30%. Hoje, esse índice ultrapassa os 90%. Neste ano, instalamos mais um tanque de armazenamento, o que possibilitará o reaproveitamento de toda a água usada na produção a partir de 2018”, afirma Bibiana Rodrigues, analista Ambiental na Duratex de Louças Sul.