Duratex conquista Prêmio ECO 35 anos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Companhia vence a categoria ‘Processos’ com ações de reaproveitamento de recursos naturais na cadeia produtiva

A Duratex, maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro de pisos laminados, é um dos destaques do Prêmio ECO 35 anos. A companhia foi vencedora na categoria ‘Processos’, sendo reconhecida pelas ações de reaproveitamento de recursos naturais na cadeia produtiva.

Os projetos vencedores estão instalados na Unidade Painéis, localizada em Taquari-RS. A primeira iniciativa possibilitou o reúso no processo produtivo de 100% dos efluentes gerados e tratados na unidade fabril.

Já o segundo projeto foca na redução do uso de combustíveis fósseis para geração de energia térmica que é utilizada para secar a madeira que será utilizada no processo produtivo do MDP. Para isso, houve substituição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) por biomassa de eucalipto nas atividades de geração de energia térmica.

“Entre as metas assumidas na nova Estratégia de Sustentabilidade, a serem atingidas até 2025 pela Duratex, sete estão diretamente relacionados ao aumento da ecoeficiência nos processos produtivos da companhia. Assim, as duas ações apresentadas estão alinhadas com as nossas atuais diretrizes, garantindo importantes melhorias às etapas de produção”, diz José Ricardo Ferraz, diretor de Operações Unidade de Negócio Madeira.

José Ricardo reforça que, juntos, os dois projetos implementados na unidade industrial de Taquari geram redução anual de custos e ganhos ambientais já que permitiram a redução de 85% da captação de água, redução de 90% no consumo de combustível fóssil utilizado na geração de energia térmica além de não lançar mais efluentes tratados no corpo hídrico.

O Prêmio ECO é um dos pioneiros no reconhecimento de empresas que desenvolvem práticas socialmente responsáveis. A premiação foi lançada pela Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), em 1982.