Dr. Arthur Guerra de Andrade participa de fórum sobre uso de álcool e substâncias psicoativas na comunidade universitária

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Presidente Executivo do CISA abordará o tema “Bases do Programa de Prevenção”

O médico Arthur Guerra de Andrade, psiquiatra, especialista em dependência química, Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, Presidente do International Council on Alcohol and Addictions (ICAA) e Presidente Executivo do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes no país sobre o tema, participará do Projeto Universidade Aberta.

Com o objetivo de orientar alunos e funcionários e produzir conteúdo que possa ser utilizado na formulação de políticas institucionais, a Diretoria e o Núcleo de Estudos e Ações em Direitos Humanos da FMUSP estão promovendo um ciclo de fóruns sobre questões relacionadas ao convívio interpessoal dentro da comunidade universitária. O tema do primeiro fórum é “Uso de Álcool e Substâncias Psicoativas na Comunidade Universitária” e o Dr. Guerra ministrará palestra sobre “Bases do Programa de Prevenção”.

Segundo o médico, esse desafio sustenta-se sob três pilares: elaboração de política sobre o tema álcool e outras drogas na Universidade, prevenção e tratamento. Para tal, “vamos buscar uma discussão realmente aprofundada com alunos, funcionários e professores, pois, para nós, é muito importante saber o que cada um pensa sobre o assunto”, afirma o especialista.

Os esforços estarão voltados para uma proposta de conscientização e implementação de melhores práticas no complexo educacional, partindo de projetos preventivos. “Prevenção é informação, é educação. Neste sentido, vamos propor ações ligadas à divulgação de informações para toda comunidade acadêmica para prevenir o uso de drogas ilegais e o abuso de drogas legais, como bebidas alcoólicas”, conclui o psiquiatra.

O evento será realizado no dia 30 de abril, no Teatro da FMUSP. Para participar do fórum é necessário realizar um cadastro no site da instituição por meio do link: eep.hc.fm.usp.br/universidade-aberta.

Universidade Aberta
Fórum “Uso de álcool e Substâncias Psicoativas na Comunidade Universitária”
Data: 30 de abril
Horário: Das 11h30 às 14h30
Local: Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 455 – Pacaembu – São Paulo – SP
Mais informações: eep.hc.fm.usp.br/universidade-aberta