Dispositivos semicondutores de processamento, sensoriamento e comunicações da IoT terão rápido crescimento, afirma Gartner

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Os segmentos automotivo, de iluminação a LED e consumo doméstico deverão impulsionar

grande parte do crescimento de semicondutores até 2020

Os dispositivos semicondutores de processamento, sensoriamento e comunicações da Internet das Coisas (IoT) representarão um segmento de rápido crescimento no mercado total de semicondutores, atingindo 36,2%, em 2015, comparado ao crescimento geral desse mercado, que será de 5,7%, de acordo com o Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia. O processamento será o maior gerador de receitas na previsão de dispositivos de ‘coisas’ de semicondutores da IoT, com US$7,58 bilhões em 2015, ao passo que os sensores terão o crescimento mais forte, de 47,5%, em 2015.

O segmento de dispositivos semicondutores de processamento é formado por microcontroladores e processadores embarcados, ao passo que o segmento de semicondutores de sensoriamento inclui sensores óticos e não óticos. “A demanda por bilhões de coisas vai se propagar por toda a cadeia de valor, desde software e serviços até dispositivos semicondutores”, diz Alfonso Velosa, Diretor de pesquisas do Gartner. “Essas ‘coisas’ vão impulsionar uma forte demanda por chips individuais. O crescimento de semicondutores para a IoT virá das indústrias que englobam os setores de consumo, industrial, médico, automotivo e outros.” (veja a Figura 1)

A pesquisa do Gartner para as 15 principais ‘coisas’, com base no faturamento de semicondutores, destaca algumas tendências interessantes:

– A indústria automotiva terá um papel muito importante na demanda de semicondutores para ‘coisas’ até o final da década, com seis segmentos de destaque nos 15 principais. Normas de segurança e uma necessidade de conveniência e veículos mais autônomos estão impulsionando uma enorme demanda por dispositivos semicondutores no carro. Um exemplo de como a IoT vai transformar um automóvel é o uso da manutenção preditiva. Usando pequenos sensores espalhados no motor, a manutenção preditiva viabiliza uma experiência melhor para o consumidor, e, ao mesmo tempo, permite uma tremenda economia de custos, tanto para o consumidor quanto para o fornecedor de automóveis.

– A iluminação por LED terá um enorme papel, tanto na redução dos custos, viabilizando novos serviços, quanto por sua capacidade de conectar, entrar em rede e perceber o ambiente.

– Os consumidores que querem aprimorar seus estilos de vida também têm um papel central no crescimento da demanda da IoT que, por sua vez, vai criar mais demanda por semicondutores. O faturamento com TVs inteligentes e set-top-boxes continuará a crescer, em virtude da necessidade de processamento.

– Os óculos inteligentes e os smartwatches (relógios inteligentes) também se beneficiam com bons custos e terão demanda alta à medida que os vestíveis tenham maior participação na vida cotidiana dos consumidores. As economias de energia sempre foram um valor agregado real para a IoT.

“O Gartner estima um crescimento de quase 30%, até 2020, para o faturamento de semicondutores da IoT”, diz Dean Freeman, Vice-presidente de pesquisas do Gartner. “Esse faturamento engloba todas as indústrias e é impulsionado pela imensa escala dos dispositivos de baixo custo. Alguns da indústria acreditam que esse crescimento transformará a indústria de semicondutores. Porém, investigações adicionais mostram que a maioria dos dispositivos de IoT são ofertas de commodities. A verdade é que dispositivos baratos são um dos maiores fatores de viabilização da IoT”, comenta.

Para análises mais detalhadas, consulte o relatório “Forecast Analysis: IoT Endpoints — Sensing, Processing and Communications Semiconductors, Worldwide, 2014 Update”. O relatório está disponível no website do Gartner, no endereço http://www.gartner.com/document/2884217.

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para mais de 14.000 companhias diferentes. Por meio do Gartner Research, Gartner Executive Programs, Gartner Consulting e Gartner Events, trabalha com cada cliente para pesquisar, analisar e interpretar o negócio de TI dentro do contexto de seu papel individual. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 6.400 associados, sendo mais de 1.480 analistas de pesquisa e consultores, e clientes em 85 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI, Executive Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e Symposium anuais. Para obter mais informações, visitewww.gartner.com.