Diebold Nixdorf apresenta solução antifraude para PIX

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa lança solução de prevenção a fraudes on-line com recursos de Inteligência Artificial e Análise avançada para oferecer proteção em tempo real às transações nas plataformas móveis

Diebold Nixdorf, líder mundial em impulsionar e conectar o comércio para as indústrias de bancos e varejo, anuncia o lançamento de sua solução de detecção e prevenção a fraudes para PIX, sistema de transferências e pagamentos instantâneos escolhido pelo Banco Central, que entrará em vigor em novembro de 2020. A ferramenta de OFD (On-Line Fraud Detection) ajudará a fornecer proteção em tempo real às companhias e consumidores, em todas as etapas das transações nos ambientes móveis e meios de pagamento. Além da solução antifraude, vale destacar, a companhia também apresenta novidades na plataforma de automação bancária SERVcore®, com aplicações voltadas às operações móveis de nova geração.

“O PIX revolucionará o modo como as pessoas utilizam os serviços bancários e de pagamento. As transações, por exemplo, serão realizadas em tempo real, com os valores sendo enviados praticamente instantaneamente entre as contas. Por isso, é mandatório pensar na segurança das operações, desde o primeiro dia”, diz Marco Aurélio Rodrigues, Diretor de Software e Serviços Profissionais da Diebold Nixdorf do Brasil.

O executivo ressalta que, de acordo com as determinações do Banco Central, as operações financeiras (como pagamentos e depósitos) agora estarão disponíveis 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. “Nesse cenário, a solução de prevenção de fraudes da Diebold Nixdorf oferecerá a oportunidade prática para habilitar e viabilizar essas operações, com o mais seguro conjunto de serviços de proteção e agilidade para as transações financeiras”, observa o diretor.

Para isto a solução de On-Line Fraud Detection da Diebold Nixdorf oferece atualização contínua, altamente inteligente e adaptativa para manter todos os usuários sempre protegidos, utilizando modelos de inteligência artificial com recursos totalmente hospedados em Nuvem. “Estamos falando de um ecossistema único e 100% conectado. Quando uma ameaça é detectada, todos os clientes desta enorme rede são ‘protegidos’ automaticamente em tempo real”. Dessa forma, é possível que o combate à fraude aconteça de forma centralizada e eficiente, resiliente a falhas e melhorando o tempo de resposta para possíveis anomalias, explica Rodrigues, destacando os mais de 90 milhões de usuários ati vos da c ompanhia ao redor do País. O objetivo, com isso, é utilizar a experiência acumulada nos últimos 15 anos para tornar as operações do PIX ainda mais seguras e inteligentes, em uma oferta assertiva de combate à fraude em todos os canais.

A prevenção de ponta a ponta acontece com um rigoroso processo de checagem de dados, inteligência, análise de perfil comportamental e inserção de diferentes formas de autenticação. Com a combinação da plataforma de OFD e de automação bancária SERVcore®, a Diebold Nixdorf entregará um ambiente aberto, totalmente centrado no cliente e na experiência do usuário, e orquestrado com chaves de segurança e regras de acesso exclusivas.

Além disso, outro diferencial da solução é a capacidade de efetuar a análise e o cruzamento de informações gerados por múltiplos canais e fontes de dados. “É possível identificar comportamentos suspeitos e mitigar fraudes eletrônicas de forma muito mais rápida. É uma ferramenta estratégica para o crescimento dos negócios no mundo digital”, conta o diretor. Para isso, a suíte conta com uma exclusiva função de estudo de comportamento e criação de perfis de fraude para a avaliação contínua das operações, com a autenticação dos usuários em uma abordagem de Risk Score mais inteligente e precisa.

Destaque no portfólio da Diebold Nixdorf Brasil, a solução de OFD protege as transações financeiras dos brasileiros há mais de 15 anos, fornecendo proteção best-in-class aos clientes durante transações eletrônicas feitas de forma on-line, incluindo o uso em smartphones, tablets, PCs e caixas eletrônicos.