blog

SEO: dicas para usar essa ferramenta de marketing

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Alguns passos fundamentais para começar sua estratégia de SEO e fazer seu conteúdo ter visiblidade

seo blogO SEO (Search Engine Optimization) é uma poderosa ferramenta de marketing que ainda tem pouca adesão por parte das empresas. Isso porque a compreensão dos algoritmos nem sempre é fácil e o uso das palavras-chave é considerado muito trabalhoso e complexo de se implementar. Porém, é importante lembrar que o SEO é capaz de levar seu conteúdo de forma assertiva para públicos de interesse.

Para ajudar as empresas na estratégia de implementação de SEO, a PLANIN apresenta dicas para as empresas que desejam potencializar o uso dessa importante ferramenta de marketing:

Planeje em longo prazo - Por mais que SEO seja uma das estratégias mais eficazes para gerar acesso a seu site, os resultados não chegam de uma hora para outra. Ao contratar o serviço de gestão de SEO, as empresas precisam planejar investimentos de média e longo prazo. Vale lembrar que a competição pela atenção do usuário no ambiente digital é grande e com certeza seus concorrentes também estão disponibilizando conteúdos e lutando por um bom lugar nas pesquisas dos buscadores.

Entenda a importância das redes sociais - Os dados captados nas redes sociais impactam significativamente a maneira como a sua empresa aparece nos buscadores web. A sua relevância pode crescer à medida que seus links são postados, compartilhados e geram engajamento. Um fator que ajuda nesse sentido é alimentar páginas oficiais em redes como Facebook, Twitter e LinkedIn com assuntos do interesse de seu público target. Para as empresas, essa relação reforça a importância de ter um conteúdo de qualidade postado em seus canais (sejam eles sites, blogs ou mídias sociais). Presença nas mídias sociais + Conteúdo de qualidade + Criação de comunidade = Avanço no ranking!

Prepare a plataforma para o conteúdo - A programação prévia do site que receberá o conteúdo também é essencial para que a posição no ranking evolua. Isso significa ter uma plataforma otimizada, com layout específico, sistema de tagueamento e links adequados para oferecer a credibilidade necessária para seu conteúdo. A organização da informação presente no site deve ser levada em conta. Assim como a diagramação de um jornal ou revista, as caixas de texto e imagem devem contribuir para a fluidez da leitura e para reter a atenção do internauta. A manutenção periódica dessa programação também é necessária, com atualização da plataforma e de conteúdos de acordo com as novas tendências de SEO.

Analise o histórico de publicações - Acessando as métricas de performance do site, como análise de tráfego, é possível identificar os conteúdos que tiveram mais alcance e engajamento. Após a apuração das publicações de destaque, é importante criar novos posts baseados em assuntos pertinentes à sua área de atuação e de interesse do seu público, inclusive com a reformulação ou atualização dos conteúdos que geraram aumento no número de acessos.

Deseja mais informações sobre o tema?

Fale com os especialistas da PLANIN – www.planin.commarketing@planin.com