Dia da Indústria: conheça a atuação da Suzano Papel e Celulose em suas unidades em Suzano (SP)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

As duas fábricas na cidade são referência em inovação, resultados operacionais e valorização de pessoas

A Suzano Papel e Celulose, segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina, comemora o Dia da Indústria, no dia 25 de maio, com mais de 8.000 colaboradores diretos, 3,6 milhões de toneladas de celulose e 1,2 milhão de toneladas de papel vendidas. As unidades industriais da empresa contribuíram de forma significativa para os bons resultados de 2017, ano em que foram concluídos projetos importantes nas linhas de produção, além do ingresso no mercado brasileiro de tissue.

São sete unidades industriais da Suzano no Brasil, sendo duas na cidade Suzano. A Unidade Suzano produz anualmente 600 mil toneladas de papel e Eucafluff, com um quadro de 3.100 colaboradores próprios e parceiros fixos, enquanto a Unidade Rio Verde produz 50 mil toneladas de papel por ano, com um quadro de 220 colaboradores e parceiros fixos.

“Nossas unidades em Suzano se destacam pelo cuidado com as pessoas, sempre buscando o melhor clima de trabalho, a segurança e o desenvolvimento de seus colaboradores. A estabilidade operacional e a eficiência são marcas das nossas unidades industriais, que buscam ser referência no setor de celulose e papel, no controle ambiental e na qualidade de seus produtos”, afirma Stefan A. Tasoko, Gerente Executivo Industrial das unidades.

Nas unidades industriais da Suzano são empregadas as melhores práticas para assegurar a saúde e a segurança dos colaboradores e para garantir a gestão dos aspectos ambientais e da qualidade dos produtos. Em 2017, com avanço do grau de maturidade para as melhores práticas de segurança do trabalho e qualidade de vida, houve uma redução de 25% número de ocorrências comparado ao ano anterior. Além disso, existem áreas específicas para o acompanhamento do desempenho ambiental das plantas. Elas são responsáveis pelo monitoramento do consumo de água, resíduos e emissões atmosféricas, entre outros aspectos, como parte da estratégia de atuação.

Por meio de pesquisas organizacionais, são monitoradas constantemente as condições de bem-estar das pessoas que trabalham na empresa e a satisfação dos colaboradores. A equipe conta com um ambiente acolhedor e moderno, chamado de Juntos e Misturados, com estações de trabalho rotativas, interação e sinergia entre todos.

A empresa busca também contribuir com a sociedade na região de Suzano e Mogi das Cruzes por meio de diversas iniciativas de voluntariado, com campanhas de solidariedade (roupas e agasalhos), projeto Escola Formare Aprendiz (parceria com a Fundação Iochpe para a formação de jovens da região para o mercado de trabalho), projeto Suzano na Escola (parceria com a Junior Achievement), doação de sangue, plantio de mudas em áreas de restauração e conservação, campanha de Natal, entre outras.

O propósito da empresa pode ser resumido em “Desbravamos cultivando a vida” – característica constante ao longo de toda história da Suzano, desde a sua origem até o momento presente e seu olhar para futuro. Dentro desse universo, está o jeito de ser Forte-e-Gentil e os valores plantar o cuidado, colher o orgulho, explorar a inovação e ser melhor a cada dia. Cada um desses elementos tem seu significado e seu papel na cultura da empresa.

 

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Como subsidiária da Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, reúne mais de 90 anos de tradição com o que há de mais moderno de tecnologia para a indústria de papel e celulose. Possui sete unidades industriais no Brasil, escritórios internacionais em seis países e estrutura de distribuição global preparada para abastecer mais de 60 países. Produz, além de Celulose, Papéis de imprimir e escrever revestido e não revestido e de Embalagens, Tissue (papéis para fins sanitários) e celulose Fluff (usada na produção de fraldas e absorventes higiênicos), e está investindo na produção de Lignina e derivados, criando uma plataforma de química verde para a substituição de matéria-prima de origem fóssil, entre outras aplicações. Trabalha no desenvolvimento genético de culturas florestais e atua no setor de biotecnologia por meio de sua subsidiária FuturaGene. A empresa possui capital aberto e integra o Novo Mercado, o que reforça seu compromisso com o avanço contínuo das práticas de governança corporativa.  Para mais informações, acesse www.suzano.com.br.