Desvende 7 mitos e verdades sobre o consumo de salmão

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Descobertas podem influenciar na hora de escolher sua refeição

 

A preocupação com a saúde é crescente nos dias atuais, em que as pessoas querem fugir de doenças e ficar em forma. Por isso, a escolha de alimentos nutritivos e que ajudam no controle do peso são importantes para a saúde. O salmão é uma escolha perfeita, porque além de ser uma carne magra, ou seja, sem gordura, o peixe ainda possui ômega 3 e é uma excelente fonte de proteína.

Para desvendar alguns mitos que rondam esta deliciosa carne, Salmón de Chile, iniciativa que é fruto da parceria entre o ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, responde algumas dúvidas importantes sobre o consumo:

 

  1. Gordura do salmão não é saudável: Mito. O salmão possui o tipo de gordura poliinsaturada, presente no ácido graxo ômega 3. Além disso, a gordura não tem valor calórico alto, já que um bife de salmão grelhado possui apenas cerca de 170 kcal.
  2. Salmão combate a flacidez: Verdade. O consumo de salmão estimula a criação de colágeno no corpo, além de diminuir o colesterol ruim do organismo, que provoca entupimento de artérias, retenção de líquidos, acúmulo de gordura e flacidez.
  3. Aumenta o bom humor: Verdade. Comer salmão estimula a produção de serotonina no sistema nervoso. O aumento ocorre devido ao ômega 3, que ativa os receptores dos neurotransmissores, responsáveis pelas mensagens de humor no cérebro.
  4. Comer salmão rejuvenesce: Verdade. O salmão possui selênio, que tem função similar à vitamina E, ou seja, é um antioxidante que impede a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
  5. Grávidas não podem comer salmão defumado: Mito. O salmão é ideal para as futuras mamães, pois o peixe ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso central dos bebês.
  6. Salmão ajuda nos estudos: Verdade. O ômega 3, presente no salmão, é essencial para o desenvolvimento do cérebro, aumentando o número de glóbulos vermelhos do sangue, o que influencia nos níveis de atenção das crianças e ajuda na memória. Quanto mais regular for o consumo, mais a mente fica afiada e os estudantes se saem melhor em testes.
  7. Salmão é um aliado da fertilidade: Verdade. Comer salmão diminui a probabilidade do aparecimento de endometriose, doença que causa fortes dores no útero e infertilidade.