Deca e Ecofuturo inauguram primeira Biblioteca Comunitária Ler é Preciso em João Pessoa (PB)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O novo espaço irá atender crianças e adultos da comunidade do bairro industrial, contribuindo com a efetividade da lei 12.244/10 que prevê a universalização de bibliotecas em escolas até 2020

A Deca, divisão de negócios da Duratex, o Instituto Ecofuturo, e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB), inauguram a primeira Biblioteca Comunitária do município. O novo espaço ficará localizado na Escola Municipal Presidente João Pessoa, no bairro Jardim Veneza. A iniciativa também contou com a parceria técnica da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), responsável pela seleção do acervo e realização dos cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promoção de Leitura.

“A Duratex acredita na educação por meio de desenvolvimento de projetos culturais, e investe nas comunidades em que atua. Seguindo essa premissa, estamos trazendo esse projeto para João Pessoa e esperamos que a comunidade usufrua de todos os recursos que ele oferece”, diz o gerente da unidade de João Pessoa, Daniel Bauer.

A Duratex já entregou mais seis bibliotecas em cidades nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, Queimados (RJ), além de João Pessoa (PB). Ainda em 2014, o projeto segue para a cidade de Jacareí (SP).

Sempre atenta às necessidades das comunidades em que atua, a empresa levou, no começo deste ano, os Projetos Culturais “Cineco” e “Ecoteca – a Biblioteca Ecológica”, para João Pessoa. Os projetos foram instalados de forma permanente na cidade. A EMEF Paulo Freire recebeu o “Cineco”, com o acervo de 200 filmes, enquanto a Escola João Gadelha de Oliveira Filho, a “Ecoteca – a Biblioteca Ecológica”, com o acervo de 500 livros.

A nova Biblioteca Comunitária que será inaugurada nesta quinta-feira receberá o nome de Maria das Graças Monteiro e será um importante equipamento público de acesso à cultura e educação localizada no bairro industrial, um dos mais populosos de João Pessoa, mas com poucos recursos culturais. Ao ser inaugurada, a nova biblioteca contará com mais de mil livros que compõem um acervo selecionado, de qualidade e focado na literatura infantil e juvenil, três computadores, máquina fotográfica, impressora, televisores e um aparelho blu-ray.

 “Há importantes referências mostrando que o hábito da leitura depende de uma diversidade de fatores, sendo um deles a disponibilidade física de livros. Ou seja, bibliotecas”, diz Christine Fontelles, diretora de educação e cultura do Ecofuturo. “É igualmente fundamental pensar que elas devem estar abertas à comunidade, porque a biblioteca pública é o lugar por excelência em que temos acesso gratuito aos recursos e atendimento para nos tornarmos leitores”, completa.

A sala selecionada para abrigar a biblioteca é ampla, com cerca de 70 metros quadrados, e duas entradas – uma para a parte interna da escola e outra que será utilizada exclusivamente pela comunidade. Durante a semana, ela abrirá nos três turnos: matutino, vespertino e noturno, e aos sábados pela manhã.

Serviço
Biblioteca Comunitária Ler é Preciso
Local: Escola Municipal Presidente João Pessoa
Horário de funcionamento: dias úteis, das 8h às 17h