dassault

Dassault Systèmes e PUC Minas anunciam parceria para treinar estudantes para o Renascimento da Indústria

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Por meio da plataforma 3DEXPERIENCE, alunos da Universidade aprendem as mais modernas práticas da indústria aeronáutica para se destacarem no mercado de trabalho

 

A Dassault Systèmes, empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia parceria com a PUC Minas e a Prosys Educacional para formar profissionais para os desafios do Renascimento da Indústria. Com as soluções Dassault Systèmes, implementadas pela Prosys Educacional em parceria com a PUC Minas, os alunos da Universidade terão acesso a sistemas específicos para a área aeronáutica, mecânica e mecatrônica, além de usufruir dos benefícios da plataforma da Dassault Systèmes durante todo o período de estudos.

“Estamos disponibilizando para a PUC Minas as nossas melhores soluções para que a Universidade forme alunos para se diferenciarem no mercado de trabalho. Nosso parceiro educacional, a Prosys Educacional, realiza com eficiência a implementação dessas soluções de alta tecnologia e a capacitação para seu uso, possibilitando atuarmos de forma completa junto à PUC Minas”, afirma Ligia Oliveira, LATAM & Mexico Academia Leader da Dassault Systèmes.

Para o Coordenador dos Cursos ligados à Engenharia Aeronáutica da PUC Minas, professor Luis Henrique Santos, “a parceria com uma empresa de excelência mundial é fundamental para possibilitar que a PUC Minas forme profissionais qualificados e com experiências multidisciplinares”.

Com as ferramentas da Dassault Systèmes, a PUC Minas oferecerá aos alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica um conhecimento apurado de programação e de IOT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial, conceitos necessários para o novo mercado de trabalho que está cada vez dinâmico e orientado para a transformação digital.

A tecnologia se destaca por possibilitar o desenho de peças, estudos de materiais, simulação de equipamentos em situações reais de uso e análise de possíveis melhorias no projeto. Já no primeiro semestre do curso, os alunos aprendem a trabalhar com o software CATIA para criar o projeto de uma pequena aeronave funcional já com uso de dispositivos de Internet das Coisas e de aplicativo mobile para receber informações dos aviões.

As soluções Dassault Systèmes permitem também o trabalho colaborativo e a troca constante de informações entre diferentes grupos de alunos que estejam trabalhando simultaneamente no projeto da aeronave, possibilitando o acompanhamento de atividades de maneira integrada. Ao conectar todas as etapas de produção e possibilitar o acesso a ambientes Cloud, a plataforma de PLM (Product Lifecycle Management) torna os procedimentos mais rápidos e mostra como projetos reais podem ter redução de custos operacionais e aumento de margens de lucro.

“Estamos felizes em ter uma parceria com uma empresa global e líder de mercado como a Dassault Systèmes, que nos possibilita oferecer ao mercado de Engenharia Aeronáutica profissionais plenamente capacitados para atender as demandas da Quarta Revolução Industrial”, diz Attenister Tarcísio Rêgo, Diretor do Instituto Politécnico da PUC Minas.

A Dassault Systèmes acredita que a busca pela fábrica do futuro depende do uso de tecnologias avançadas para superar os desafios das operações industriais para esse novo cenário. “O mundo virtual da fábrica do futuro permite sair de uma estrutura restritiva e alcançar um nível mais alto de produtividade e antecipação. Iremos conseguir avanços fundamentais para o Brasil se integrarmos o modelo virtual com a realidade da execução, assim como a PUC Minas está fazendo”, diz Ligia.

               A Transformação Digital das operações de fabricação pode ser comparada a um renascimento impulsionado pela indústria, porque coloca essas mesmas operações no centro dos negócios, dando aos atores do sistema um papel com maior valor agregado. Os clientes finais poderão definir os produtos que desejam, disponibilizados em tempo recorde para uso em um ambiente que eles próprios definiram. A satisfação, de maneira geral, deve crescer e as importantes experiências serão aprimoradas a cada interação.               Os fabricantes que não digitalizarem suas operações industriais irão perder agilidade, tempo e participação de mercado para seus concorrentes negócios. “O Renascimento da Indústria já chegou no mundo e o Brasil precisa preparar os jovens para aproveitarem as novas oportunidades”, diz a executiva.

 Sobre a Dassault Systèmes

A Dassault Systèmes, empresa 3DEXPERIENCE, fornece universos virtuais para pessoas e organizações criarem inovações sustentáveis. Suas soluções, conhecidas mundialmente, transformam a forma como produtos são desenvolvidos, produzidos e gerenciados. As soluções colaborativas da Dassault Systèmes incentivam a inovação social, ampliando as possibilidades de aprimorar o mundo real por meio do mundo virtual. A empresa entrega valor para mais de 250.000 clientes de todos os portes e indústrias, em mais de 140 países. Para obter mais informações, acesse: www.3ds.com/pt-br.

3DEXPERIENCE, os logos Compass e 3DS, CATIA, SOLIDWORKS, ENOVIA, DELMIA, SIMULIA, GEOVIA, EXALEAD, 3D VIA, BIOVIA, NETVIBES e 3DEXCITE são marcas registradas da Dassault Systèmes e/ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros países.