Dassault Systèmes e Inserm anunciam acordo para acelerar a pesquisa clínica

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Plataforma 3DEXPERIENCE apoiará a descoberta de soluções para programas de envelhecimento, câncer, genoma e novas doenças

A Dassault Systèmes, a empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia acordo com o Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) para acelerar os programas de investigação clínica por meio da implantação de uma plataforma colaborativa virtual. O Inserm é o único instituto de pesquisa pública na França a se concentrar inteiramente na saúde humana e o maior da Europa nesse segmento. O acordo possibilitará novas perspectivas para endereçar os desafios científicos e de saúde do século 21.
O Inserm irá utilizar a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes para conduzir seus programas estratégicos de investigação biomédica nas áreas de envelhecimento, câncer, genoma e microbiota. A plataforma oferece um ambiente virtual integrado para investigação colaborativa, gerenciamento unificado de laboratório, modelagem e simulação biológica e química a partir da solução BIOVIA, dedicada à excelência científica.
Já a Dassault Systèmes usará o grande volume de dados dos programas do Inserm para calibrar e validar modelos científicos que possam ser aplicados às futuras tecnologias para o domínio da investigação clínica. Esses modelos permitirão à empresa desenvolver a próxima geração de soluções para indústria focando em ensaios clínicos, de forma a acelerar a tomada de decisões e antecipar demonstrações de eficácia e segurança com ensaios virtuais.
“Procurávamos uma empresa para apoiar nossa missão de observar e compreender os mecanismos dos seres vivos e transferir esse conhecimento para soluções terapêuticas de doenças novas e mutantes que estão afetando a crescente população mundial. Somos líderes em programas científicos competitivos e de longo prazo voltados para a saúde humana e para a medicina. A plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, irá nos apoiar na colaboração, no gerenciamento de projetos, dados, recursos, rastreabilidade e outros processos”, afirma o professor Yves Lévy, presidente e CEO do Inserm.
“A Dassault Systèmes é uma empresa científica em sua essência. O Inserm explora os melhores elementos da vida como a conhecemos, a ciência fundamental. A pesquisa clínica tem sido o catalisador para descobertas fundamentais durante a nossa vida, e a introdução de competências, como modelagem e simulação, associada a um grande volume de dados em todas as etapas da pesquisa científica, abre novos horizontes para a investigação. Essa fusão de pesquisa clínica avançada com o mundo virtual é um trampolim para o futuro da medicina de precisão e nos aproxima da harmonização entre produto, natureza e vida”, diz Bernard Charles, presidente e CEO da Dassault Systèmes.