dassault

Dassault Systèmes adquire participação majoritária na Centric Software para alcançar transformação digital, velocidade no lançamento de produtos e inovação para empresas de moda

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Soluções da Centric Software geram um rápido retorno dos investimentos para que marcas de moda respondam tendências e demandas dos consumidores

 

A Dassault Systèmes anuncia esta semana assinatura de um importante contrato para adquirir a participação majoritária da Centric Software, líder no mercado industrial para impulsionar a transformação digital com inovação de software nos setores de moda, vestuário, luxo e varejo. Com esse investimento, a Dassault Systèmes pretende acelerar a transformação digital de empresas que buscam soluções para o desenvolvimento cada vez mais complexo de coleções de moda que endereçam as atuais tendências e desejos dos consumidores, representando, com isso, um mercado potencial de vários bilhões de dólares.

Com sede no Vale do Silício, na Califórnia, e escritórios em 13 países, a Centric Software fornece soluções de software de gerenciamento do ciclo de vida de produtos para mais de 600 marcas reconhecidas mundialmente, incluindo a ASICS, Bass Pro, Belle China, Bestseller, Etam, Kate Spade, Loblaws, Louis Vuitton, Michael Kors, Samsonite, Ted Baker e Tommy Hilfiger. Em 2017, a Centric Software cresceu mais de 60%, registrando uma receita de US$ 61 milhões, e obteve lucro líquido positivo. A plataforma PLM colaborativa específica da Centric é utilizada para o planejamento de comercialização de mercadorias, especificações de produtos, para o gerenciamento de materiais e fornecimento de matérias-prima. Também apoia o gerenciamento de cenários de custos, coleção, calendário e de qualidade através de computadores e dispositivos móveis otimizados, com o objeitvo de aumentar a eficiência, acelerar o tempo de lançamento de produtos no mercado e melhorar as margens de vendas.

“Como estamos ligando os pontos da rede de valor para clientes de 12 setores e 70 segmentos, entendemos as necessidades específicas das empresas que lançam seus produtos por meio de coleções”, disse Bernard Charlès, Vice-Presidente e CEO da Dassault Systèmes. “A Centric Software está se unindo a nós com uma solução de PLM líder de mercado, bem adaptada e configurável, além de uma grande equipe de especialistas dedicados a fazer com que esses clientes sejam bem-sucedidos. Juntos, iremos acelerar a transformação com o PLM e criar ainda mais valor comercial por meio de nossos processos industriais 3DEXPERIENCE. Assim como fizemos para a SOLIDWORKS há 20 anos, manteremos a Centric Software operada de forma independente”.

Os consumidores dos dias atuais são muito mais informados sobre os produtos do que antigamente, rapidamente definindo e seguindo as tendências em um mundo onde o digital e o físico convergem. As marcas de vestuário e de moda competitiva estão lutando para atender às expectativas de tendências e de consumo de produtos, aumentando o número de coleções que produzem a cada ano e acelerando seus lançamentos. Para milhares de empresas, esse desafio exige a tomada de decisões de última hora e a necessidade de reconfigurar os processos de negócios para a criação de produtos, por meio do lançamento rápido no mercado sem a perda das margens ou da qualidade do produto.

“Com essa parceria, a Centric Software terá o apoio de uma empresa líder mundial de inovação”, afirmou Chris Groves, Presidente e CEO da Centric Software. “Nossa experiência combinada em transformação digital, PLM, além da plataforma 3DEXPERIENCE, permitirá acelerar o desenvolvimento de inovações voltadas ao mercado para ajudar nossos clientes a desenvolverem uma vantagem competitiva e impulsionar o crescimento”.

“Estamos animados com a parceria entre a Centric Software e a Dassault Systèmes para alavancarmos duas empresas inovadoras e de classe mundial. Essa parceria permite acelerar a entrega de soluções mais inovadoras e revolucionárias para uma vasta indústria, porém radicalmente carente, gerando eficiência econômica para transformação digital end-to-end”, afirma Bandel Carano, Diretor Geral da Oak Investment Partners, investidor da Centric Software.

Sob os termos do contrato, a Dassault Systèmes irá adquirir, por meio do pagamento em dinheiro, a participação majoritária da Centric Software entre 58% e 69%,  a depender da eleição dos acionistas da Centric Software, e fará um adiantamento de pagamento na aquisição das ações restantes, que ocorrerá em 2020 e 2021. A decisão da aquisição total (100% do capital) da Centric Software dependerá do crescimento da receita e da lucratividade da Centric Software nos próximos dois anos, e compreenderá entre quatro e seis vezes as receitas de 2019 e de 2020.

A Shearman & Sterling LLP foi a consultora jurídica da Dassault Systèmes; a Union Square Advisors LLC foi a consultora financeira exclusiva e a DLA Piper foi a consultora jurídica da Centric Software em relação à essa transação.