CPFL emprega tecnologia Schneider Electric para restabelecimento automático do fornecimento de energia elétrica

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Implantação de sistema Smart Grid proporciona recomposição automática da rede elétrica

 

            Os sistemas de distribuição aérea de energia elétrica, empregados em áreas urbanas e rurais, estão sujeitos a interrupções causadas por faltas temporárias ou permanentes. No caso de faltas permanentes o segmento de rede sob falta deve ser isolado, e é de interesse de todos que os consumidores fora do segmento sob falta continuem podendo usufruir da energia elétrica. A partir deste cenário, as distribuidoras da CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, ao adquirir religadores Schneider Electric aproveitou as possibilidades de restabelecimento de fornecimento de energia elétrica a segmentos sem falta da rede pela funcionalidade Recomposição Automática.

            “A Recomposição Automática (Loop Automation) permite que os religadores realizem manobras automáticas nos sistemas de distribuição sem a necessidade de comunicação entre eles, possibilitando melhorias significativas em indicadores de continuidade de fornecimento de energia elétrica e, consequentemente, na satisfação do consumidor final”, explica Luis Felipe Kessler, vice-presidente da unidade de negócios Infrastructure da Schneider Electric Brasil.

No intuito de aprimorar seus índices de continuidade de fornecimento de energia elétrica – DEC, FEC, DIC, FIC e DMIC* – e aperfeiçoar a operação e a supervisão dos sistemas de 15 e 25 kV, a CPFL identificou as principais regiões que poderiam beneficiar-se da Recomposição Automática com base em estudos de carregamentos de alimentadores, tipo e quantidade de consumidores, proteção e retorno de investimento. Os sistemas de Recomposição Automática instalados nas cidades de Campinas, Birigui, Pindorama, Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra beneficiam um total de aproximadamente 20.000 clientes residenciais e industriais.

            A Recomposição Automática é um sistema inserido no conceito de Smart Grid, ou seja, a inteligência aplicada às redes elétricas que proporciona ganhos reais para consumidores, concessionárias e fornecedores a partir da otimização do planejamento e da operação do sistema elétrico.

 

*Indicadores utilizados pela ANEEL para supervisionar e avaliar a continuidade da distribuição de energia elétrica realizada pelas concessionárias nas suas respectivas áreas de concessão.