Consumo de salmão pode aprimorar desempenho de atletas durante competições

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Em época de Olimpíadas, a cobrança pelo desempenho dos atletas é sempre assunto de discussão. É notável que a performance de diversos esportistas nas Olimpíadas de Londres é, como sempre, de admirar.

No entanto, não são somente os exercícios constantes, treinos intensos, talento e foco que garantirão o bom desempenho dos esportistas. A boa forma física e performance exemplar durante as competições também são resultados de uma alimentação rigorosamente controlada.

Alguns alimentos podem fazer a diferença para os atletas durante a preparação física para o alcance da vitória. Melanie Whatmore Gerente da marca Salmón de Chile, fruto da parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chileno, explica que o consumo de salmão durante as épocas de treino pode se tornar essencial para o desempenho físico dos atletas. “A carne do salmão é rica em creatina, que tem como função impulsionar o nível de hidratação dos músculos, acentuando o ganho de massa e força muscular. Além disso, ela previne danos neste tecido, que podem ocorrer durante exercícios físicos intensos”, diz.

O consumo do salmão auxilia ainda na redução da pressão arterial e da retenção de líquido. Por possuir alto teor de ômega 3, o peixe gera benefícios especialmente para o sistema cardiovascular, evitando entupimento das artérias e enfartos.

Segundo especialistas, é recomendável consumir de duas a seis porções de peixe por semana. Principalmente, no caso de atletas, o salmão torna-se um dos mais recomendados, por possuir apenas 1g de gordura saturada a cada 100g.

A indicação de consumo de alimentos é uma tradução da quantidade de cada nutriente que o corpo necessita, de acordo com o tempo e a intensidade de cada treino. Portanto, uma alimentação saudável, adequada ao exercício, e a modificação favorável da composição corporal otimizam o desempenho esportivo do atleta e devem ser entendidos como o ponto de partida para obter o melhor desempenho.