Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center apresenta tecnologias digitais que serão prioridades em 2013

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Pesquisa com mais de 2 mil CIOs mostra que mobilidade e computação em nuvem

estão entre as três principais tendências

 

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, anuncia pesquisa global com CIOs que aponta que as organizações reconhecem apenas 43% do potencial de negócios da tecnologia. Segundo o Gartner, este número precisa crescer para que a TI permaneça relevante em um mundo cada vez mais digital. Essa pesquisa será um dos destaques da Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center, que acontecerá nos dias 9 e 10 de abril, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

A pesquisa global foi realizada no quarto trimestre de 2012 e ouviu 2.053 CIOs, que administram mais de US$ 230 bilhões em orçamentos de TI e 36 setores, em 41 países. Os tópicos-chave de tendências dos CIOs serão apresentados pelos analistas do Gartner, que levarão insights fundamentais para que as lideranças de TI acelerem a inovação, conduzam a transformação e demonstrem o valor para os negócios nas organizações em que atuam. Uma das vertentes de conhecimento do evento mostrará como entregar valor e excelência operacional de TI para a empresa, ajudando a reduzir os custos e redirecionar a confiança das empresas para a TI.

Nos últimos 18 meses, as tecnologias digitais – mobilidade, softwares analíticos, Big Data, redes sociais e Nuvem – estão mais avançadas do que as estratégias adotadas pelos executivos de negócios. Analistas dizem que a única alternativa é aumentar o potencial da tecnologia na empresa e, isto significa, evoluir as estratégias, prioridades e planos da TI, além das habituais preocupações dos CIOs.

“As tecnologias digitais fornecem uma plataforma para atingir resultados, mas este processo só será possível se os CIOs adotarem novos papéis e comportamentos”, diz Henrique Cecci, diretor de pesquisa e chairman da Conferência Gartner Infraestrutura, Operações e Data Center. “Os CIOs precisam de uma nova agenda que incorpore a procura por inovações e oportunidades digitais, além de obter valor de produtos, serviços e operações. Em um mundo de mudanças, cerca de metade dos CIOs pesquisados não vê o papel empresarial da TI mudando nos próximos três anos. São necessárias novas ferramentas para as empresas que desejam inovar a tecnologia intensiva e alavancar o desempenho dos negócios por meio de infraestrutura, operações e aplicações de TI. Sem a mudança, os CIOs e a TI estarão entregues a “cuidar de um jardim” de ativos legados e responsabilidades”, afirma Cecci.

O estudo mostrou que os orçamentos de TI dos CIOs foram iguais ou negativos, desde o colapso ponto.com de 2002. Para 2013, a projeção é que sejam, ligeiramente, reduzidos, com uma queda média ponderada de 0,5%, em nível global.

As tecnologias digitais dominam as prioridades dos CIOs para 2013, com a mobilidade e a computação em nuvem entre as três maiores. As 10 principais refletem uma maior ênfase em tecnologias digitais externamente orientadas, opondo-se aos sistemas tradicionais/orientados a TI (tabela abaixo).

 

 

 

 

 

 

 

Tabela – 10 prioridades de negócios e tecnologia para CIOs em 2013:

 

10 prioridades de negócios

Ranking

10 prioridades de tecnologia

Ranking

Aumentar o crescimento da empresa

1

Analíticos e BI

1

Entregar resultados operacionais

2

Tecnologias móveis

2

Reduzir custos empresariais

3

Computação em nuvem (SaaS, IaaS, PaaS)

3

Atrair e reter novos clientes

4

Tecnologias de colaboração (workflow)

4

Melhorar aplicações e infraestrutura de TI

5

Modernização do legado

5

Criar novos produtos e serviços (inovação)

6

Gestão da TI

6

Melhorar eficiência

7

CRM

7

Atrair e reter funcionários

8

Virtualização

8

Implanter analíticos e Big Data

9

Segurança

9

Expandir para novos mercados e locais

10

Aplicações ERP

10

SaaS = Software como Serviço; IaaS = Infraestrutura como Serviço; PaaS = Plataforma como Serviço

Fonte: Programas Executivos do Gartner (Janeiro de 2013)

 

Os CIOs enxergam estas tecnologias como as mais impactantes para os negócios, nos próximos 10 anos. As mais citadas foram as tecnologias móveis, por 70% dos CIOs, seguida de Big Data/analíticos, apontadas por 55%, mídias sociais por 54% e nuvem pública por 51% deles.

Na medida em que as necessidades e oportunidades evoluem, mais CIOs vão liderar áreas fora da TI tradicional. Os 60% dos CIOs ouvidos têm responsabilidades de liderança significativas fora da TI e, apenas, 33% não têm. Esta situação contrasta, nitidamente, com 2008, quando quase metade dos CIOs não tinha papéis fora da TI. Quase um quinto dos CIOs agem como Chief Digital Officer (CDO), liderando comércio digital e canais.

Estes CIOS não esperam ter mais recursos sem assumir novas responsabilidades ou produzir novos resultados. “Reagir a orçamentos limitados, reconstruindo custos, fazendo outsourcing e mais com menos fazia sentido de 2002 a 2011, quando a oferta de tecnologias inovadoras era escassa. Adaptar-se e liderar no mundo digital requer fazer coisas de maneira diferente, mas de forma consistente com as demandas das tecnologias digitais”, explica Henrique Cecci.

As inscrições para a Conferência podem ser feitas pelo e-mail [email protected], pelo site www.gartner.com/br/datacenter ou pelos telefones (11) 3074-9724 / 3073-0625. Até o dia 8 de março, é possível obter desconto de R$ 775,00.

 

Anote em sua agenda – Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações e Data Center

Site: www.gartner.com/br/datacenter

Datas: 9 e 10 de abril

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Avenida das Nações Unidas, nº 12.551

Horário: a partir das 8h

 

Nas mídias sociais:

Hashtag #GartnerBR

Facebook: www.twitter.com/gartnersummitBR

Twitter: www.facebook.com/GartnerSummitsBrazil

 

Sobre o Gartner

        O Gartner é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para 60 mil clientes em 12.400 companhias diferentes. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 5.300 associados, sendo 1.390 analistas de pesquisa e consultores em 85 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executive Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e simpósio anuais. Para obter mais informações, visite www.gartner.com. 

Agende uma reunião

Veja como obter melhores resultados com uma agência parceira e especializada no que faz. Agende um café e visite nosso escritório

(11) 2138-8900