Condições naturais garantem qualidade do Salmão do Chile

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Chile possui características naturais que o tornam único para a produção do salmão, com suas ótimas condições hidrográficas, clima e temperatura. Outro importante diferencial é a água da região, considerada a mais limpa do mundo e ideal para o cultivo do peixe.

“A qualidade do produto depende em grande parte das condições de seu habitat e é por isso que o salmão chileno tem grande prestígio mundial”, explica Maria Eugenia Wagner, presidente de SalmónChile A.G, representante  da marca Salmón de Chile, iniciativa que é fruto da parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena.

Toda a linha de produção do peixe é controlada e está de acordo com os mais altos padrões mundiais. A primeira etapa de cultivo ocorre em água doce, partindo para a fertilização até a fase smolt, que pode durar um ano. Durante este período, o peixe já suporta água salgada e é transportado ao mar, onde ocorre o processo de engorda, etapa que tem duração de até 24 meses dependendo da espécie de salmão. Quando alcançam o tamanho esperado, os peixes são levados aos centros de processamento.Nesta última parte, o salmão ganha formas dos diversos produtos tanto frescos como congelados. O processamento ocorre sobre os mais altos padrões de higiene e controle dos pontos críticos, com a finalidade de garantir a melhor qualidade e segurança para os consumidores de Salmón de Chile.

Por ser preocupada com uma produção de alta qualidade, a indústria chilena possui certificações internacionais e segue exigências sanitárias, de meio ambiente e segurança, como o ISO 9001, IFS, BRC, Global Gap, entre outras. Segundo Maria Eugenia, o segmento é pioneiro, pois busca se antecipar e adequar com as necessidades do mercado, o que a torna o setor mais regulamentado do Chile e o segundo produtor mundial do salmão.