Nova Imagem (1)

Como engajar funcionários

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Nova Imagem (1)

Mais de 80% dos executivos de grandes empresas acreditam que funcionários engajados e motivados são o fator de maior relevância para o sucesso de uma empresa, mostrou pesquisa publicada pela Deloitte. No mercado brasileiro, o relacionamento interpessoal e o bom humor são culturalmente ainda mais importantes. Há diversas formas de orientar a equipe, bem como inspirá-los e motivá-los, com foco na atração de novos clientes. Veja as dicas da PLANIN:

- Contrate pela atitude

Se é seu primeiro funcionário ou o milésimo, pode ser tentador levar em conta apenas o bom currículo, e esquecer do melhor ajuste de atitude. Porém, uma má contratação pode ter um enorme efeito sobre sua equipe, produtividade e, enfim, em sua empresa.

- Crie um ambiente agradável

Não há necessidade de ser um Google com escorregadores, puffs para cochilo, comida e massagens. Pequenos gestos fazem grandes diferenças. Um bom café, um escritório agradável e “clean” já valem à pena. Seu orçamento não precisa ser alto para uma guloseima ou outra na semana para sua equipe desfrutar. Até mesmo o cheiro de limpeza conta na hora de criar um ambiente agradável aos empregados.

- Confie em seus funcionários

Os procedimentos e processos da agência são ótimos, mas às vezes também é bom dar a seus funcionários a oportunidade de usar a iniciativa própria. Confiar em seus funcionários para tomar decisões é uma ótima maneira de fazer com que eles se sintam hábeis e ativos no trabalho.

- Surpreenda seus funcionários

A melhor coisa sobre surpresas é que elas não são aguardadas. Um almoço ou jantar grátis, café da tarde, uma atividade diferenciada, são maneira pequenas de mostrar ao seu pessoal que você os admira.

- Crie desafios engraçados

Crie desafios engraçados para enturmar seus funcionários e deixá-los mais engajados. Estes desafios criam uma mudança na conversa , e acabam deixando o ambiente mais relaxado.

- Saia do escritório

Você pode não ter dcum budget alto para proporcionar viagens para sua equipe, mas coisas simples realmente contam, como um piquenique, ir a um evento ou museu ajuda os funcionários a se sentirem revigorados e animados para o trabalho. Eles voltarão com maior foco e produtividade.

- Proporcione um aprendizado contínuo

Para aprender algo, não é necessário uma sala de aula. Pense em maneiras criativas dos funcionários compartilharem seus conhecimentos. Incentive a leitura, cultive a troca de livros entre eles, incentive o trabalho em equipe. Estas coisas criarão conversas melhores, fortalecerá o laço entre seus funcionários, entre você e eles, e vai deixá-los antenados do que acontece com seu negócio.

Criar uma cultura no trabalho, e fortalecer os laços entre as pessoas, não precisa custar milhares de reais, e pode, de fato, mudar completamente sua equipe e fortalecer o seu negócio.

PLANIN: A agência que inova sua maneira de comunicar.