brand persona

Como criar uma Brand Persona para a sua marca

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
Primeiros passos para personificar sua empresa

Para atingir sucesso no relacionamento com os stakeholders, muitas organizações criam a chamada Brand Persona. Trata-se de uma personificação dos públicos, um perfil desenvolvido com base no comportamento de seus consumidores, possibilitando o engajamento e a aproximação entre os valores dos clientes e da companhia.

A criação da Brand Persona facilita a compreensão sobre a audiência de uma marca e auxilia na tomada de decisões estratégicas em relação aos públicos, além de contribuir com o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços. Uma persona bem desenvolvida reforça a identidade da marca, fazendo com que os consumidores se tornem mais leais à companhia. Seguem as dicas da PLANIN para a criação de uma Brand Persona para sua empresa:

Mídias Sociais – A análise de suas mídias auxilia na compreensão da localidade de seus usuários, da maneira como se comunicam, quais são seus interesses, palavras-chaves que utilizam, entre outras informações que, em conjunto, facilitam a criação de um retrato que englobe todas essas características.

Pesquisas de mercado – Pesquisas contribuem para a identificação do segmento-chave de sua audiência. É importante conhecer seu público profundamente, incluindo dados como faixa etária, gênero, localidade, classe social, hobbies, interesses e lugares que frequenta. Quanto mais informações, mais fácil será construir sua Brand Persona.

Princípios organizacionais – A Brand Persona deve unir princípios correspondentes aos de sua organização, assim como os de seus clientes. Por isso, é importante levar em consideração também sua cultura organizacional, valores e histórico para desenvolver um perfil adequado.

Storytelling – O conceito de storytelling tem se destacado cada vez mais. As pessoas se identificam com narrativas, por isso é importante que sua Brand Persona conte uma história que faça sentido, envolvendo a trajetória da companhia, assim como a análise dos consumidores.

Template – Após a construção teórica do perfil base de seus consumidores, é essencial dar vida ao personagem. Dê um nome, crie uma imagem de como a Brand Persona se parece, qual é sua roupa, quantos anos tem, cor de seu cabelo… A ideia é criar de fato uma representação do perfil ideal de consumidor da sua marca.

Entre em contato com a PLANIN para ajudar a sua empresa a ser bem-sucedida nos negócios: marketing@planin.com.