Com foco na carreira dos alunos, Porto Seguro tem cursos de engenharia, arquitetura, IA e até gastronomia

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Existem mais de 50 opções de cursos extras disponíveis aos estudantes nas áreas de Arte, Idiomas, Esportes e Tecnologia

Criar iniciativas para que o aluno possa descobrir novos talentos e, até mesmo, testar habilidades e aptidões que podem ajudar na futura escolha profissional é o desafio dos colégios na atualidade. O Colégio Visconde de Porto Seguro já identificou essa necessidade há anos e oferece a mais extensa grade de cursos extras do Brasil. São mais de 50 modalidades de aulas nas áreas de Arte, Idiomas, Esportes e Tecnologia. Todos com o objetivo de oferecer uma ampla formação complementar, ajudando a desenvolver crianças e jovens com múltiplos talentos.

“Os cursos extras para o ano letivo de 2020 tiveram mais de 7.400 inscrições, número recorde e prova de que os alunos realmente encontram atividades de interesse dentro do leque de modalidades que oferecemos”, diz Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Com opções gratuitas, todas as atividades trabalham competências como comunicar-se em público, inclusive em outros idiomas, trabalhar em equipe, compreender e desenvolver as capacidades físicas, solucionar problemas, desenvolver projetos pessoais e coletivos, mobilizar conteúdos interdisciplinares, entre outras. “Os cursos estão disponíveis para estudantes a partir do ensino infantil até o ensino médio. Desenvolver os múltiplos talentos de cada aluno torna-se uma opção para que crianças e jovens estejam mais preparados para enfrentar as mudanças que ocorrem a todo o instante, e também sejam capazes de oferecer soluções criativas para problemas futuros”, completa Silmara Casadei.

As opções variam entre arquitetura e design, engenharia, inovação, inteligência artificial, gastronomia, negócios, tecnologia e esportes. Parte dos cursos, principalmente para o Ensino Médio, foi desenvolvido dentro do programa Porto Universidades, que oferece diferentes opções nas áreas de gestão, publicidade e direito em parceria com instituições de Ensino Superior, como ESPM, Mackenzie e POLI-USP.

Já os cursos de arte e cultura visam os talentos criativos, desenvolver habilidades em artes visuais, artes cênicas, música e gastronomia. Com aulas majoritariamente práticas, os alunos valorizam características individuais e coletivas, aprendedo a indentificar o que favorece a troca de experiências e a criação de novos vínculos de amizade. Parte dos cursos também está disponível em outro idioma, o que permite aos estudantes ampliarem a formação para se tornarem cidadãos globais.

Segundo Lisie De Lucca, Coordenadora Institucional de Cultura, o interesse pelos cursos é enorme entre os alunos. “Os cursos extras são opcionais e escolhidos pelos alunos. Ou seja, quem integra as turmas realmente deseja aprender e estar envolvido nas atividades. Isso é gratificante para eles e para o nosso corpo docente, que vê o desabrochar de talentos únicos”, explica Lisie.

Nas aulas dos cursos extras de Esportes são propiciados momentos de descobertas, trocas, desafios e superação, priorizando o caráter formativo e a obtenção de uma vida mais saudável e feliz, além da valorização do trabalho em grupo para os esportes em time. “É um momento rico aos alunos, com a possibilidade de ampliarem suas consciências a respeito de seus movimentos e recursos para o cuidado de si próprio e dos outros”, diz Alexandre Hammer Calixto,
Coordenador Institucional de Esportes e Formação Complementar.

Já a Coordenadora Institucional de Educação Digital, Joice Lopes Leite, ressalta que a procura valoriza a importância de oferecer diferentes opções de cursos e ensino aos alunos. “A educação mudou muito nos últimos anos. O aluno do século XXI precisa desenvolver competências em tecnologias para integrar a realidade conectada e o uso cada vez mais intenso dos meios digitais. Atualmente, a formação complementar representa um diferencial para o currículo dos estudantes. A possibilidade de cursar inteligência artificial, design de games, engenharia e inovação, com foco profissional, é muito importante para os jovens”, destaca Joice.

Para mais informações, acesse: http://cursoextra.portoseguro.org.br/