Colégio Visconde de Porto Seguro promove o Porto ONU 2018

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Nos dias 5 e 6 de setembro, alunos do Ensino Médio se dividem em quatro comitês para
debater temas nacionais e internacionais

O Colégio Visconde de Porto Seguro promove o programa de simulações diplomáticas PORTO ONU, que acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, simultaneamente nos Câmpus Morumbi, Panamby e Valinhos, com a participação de 400 alunos do Ensino Médio.

Trata-se de simulações internas do Colégio, aos moldes dos que ocorrem na Organização das Nações Unidas (ONU), que têm como objetivo discutir os acontecimentos mais marcantes do Brasil e do mundo. Os estudantes debatem temas da atualidade e sugerem soluções para cada desafio identificado.

 Na organização do evento, os alunos se inscrevem nas delegações dos quatro comitês estabelecidos – Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a Organização Mundial do Trabalho (OIT), o Conselho Nacional das Nações Unidas (CSNU) e o United Nations World Summit on Corruption (UNWSC) – e escolhem qual país eles representarão. Além dos quatro comitês, o PORTO ONU conta com o de imprensa, no qual os alunos farão a cobertura jornalística do evento, produzindo textos para o jornal, publicado no final do dia de simulações diplomáticas, com a publicação de fotos para o Instagram e reportagens em vídeo. Os diretores dos comitês coordenam as mesas de debates, seguindo normas de procedimento pré-estabelecidas. Os diretores e professores do Porto fazem parte da organização do evento e acompanham as simulações.

Durante o evento, os alunos debaterão assuntos como a revisão do Protocolo Adicional do Tratado de Não Proliferação Nuclear – acordo firmado entre países para limitar a produção de armas nucleares – e temas como a exploração do trabalhador na indústria têxtil do continente asiático e a guerra do Iraque. Além disso, serão sugeridas pelos estudantes possíveis soluções para combater a corrupção no País.

 

Para Silmara Rascalha Casadei, Diretora Geral Pedagógica Educacional do Colégio Visconde Porto Seguro, realizar ações como o Porto ONU motiva os alunos a terem maior engajamento político, criando condições para desenvolverem consciência democrática, ambiental e cultural, já que precisam se preparar muito para defender as nações que representam.

Serviço

Porto ONU 2018 (Alunos da 2a série do Ensino Médio)

Datas: 5 (quarta-feira) e 6 (quinta-feira) de setembro de 2018
Locais: Campus Morumbi –Rua Floriano Peixoto Santos, 55 – São Paulo

            Campus – Panamby – Rua Itapaiuna, 1355 – São Paulo

            Campus Valinhos – Rodovia Visconde de Porto Seguro, 5.701 – Valinhos, SP

        

 Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; da Apple Distinguished School e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com ótima infraestrutura para o desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur, certificação oficial para admissão em universidades europeias. Dispõe de mais de 50 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. Sua comunidade escolar é composta por nove mil alunos e 1.700 colaboradores, nos três Câmpus: Morumbi, Panamby e Valinhos.

Além disso, o Colégio Visconde de Porto Seguro conta com projeto social, a Escola da Comunidade, fundada em 1966 e localizada em duas unidades: Morumbi e Vila Andrade. A EC, como é conhecida, atravessou décadas modificando futuros e oferecendo a jovens e adultos novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida. Após 52 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do País e disponibiliza 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Curso de Artesanato, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.

Para saber mais sobre a instituição, visite o site: portoseguro.org.br.

PLANIN – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – Tel.: (11) 2138-8900
Contatos: portoseguro@planin.com
Equipe: (11) 2138-8930