colegio-porto-seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro investe em ações de educação integrada com a área cognitiva, emocional e social

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Colégio disponibiliza em sua matriz de ensino inciativas voltadas às competências essenciais para a convivência em um mundo complexo e desafiador

 

O século XXI tem trazido uma série de debates e avanços tecnológicos que vem transformando a vida das pessoas. Ao mesmo tempo, em que gera muitas questões urgentes e complexas, principalmente sobre o modo como convivemos em sociedade. Pensando nisso, o Colégio Visconde de Porto Seguro ressalta a importância da educação como o desenvolvimento integrado, unindo as áreas cognitivas, emocionais e sociais. É com essa proposta que o Colégio investe, hoje, em uma matriz de ensino abrangente, com iniciativas que permitam o desenvolvimento de competências essenciais para a formação crítica dos alunos, com as ferramentas mais adequadas para o mundo de hoje.

“Ao falarmos sobre integração, estamos nos referimos a uma educação que busque o equilíbrio e a sobrevivência entre o global e o local, o individual e o coletivo, o digital e o off-line. Temos que dialogar sobre a história e o futuro, inclusive sobre as profissões existentes e as que ainda estão por vir”, explica Silmara Casadei, Diretora Pedagógica Educacional do Colégio.

Nesse cenário, o Colégio trabalha para oferecer opções que auxiliem os alunos no processo de desenvolvimento. Hoje, a matriz educacional Porto Seguro investe em seis competências-chave para o avanço completo dos estudantes: a fluência em outros idiomas (alemão, francês, espanhol e português), inteligência socioemocional, desenvolvimento sustentável, letramento digital, cidadania global e conceitos fundamentais. “Queremos ajudar o aluno a ampliar cada vez mais a sua visão, compreensão e inserção no mundo. A proposta é fazer com que eles possam agir com autonomia e capacidade para pensar e solucionar problemas, liderando a criação de estratégias e ideias inovadoras para a construção de um mundo melhor para todos”, afirma Silmara.

A diretora destaca, ainda, que o desenvolvimento da empatia, respeito as diferenças e equilíbrio das emoções são trabalhados como inteligência socioemocional. “Os alunos desenvolvem trabalhos coletivos e participam de programas solidários em todos os níveis de ensino”, diz. Já o desenvolvimento sustentável abrange pontos como o autocuidado, economia criativa e preservação da natureza. “Temos diversos programas, sempre com o objetivo de discutir temas como o cuidado com o corpo, saúde, alimentação, sono, prevenção aos vícios e a saúde mental”, afirma.

Há mais de 100 anos ajudando a formação de líderes da vida brasileira, o Colégio mantém como característica promover a integração de culturas diferentes e, ao proporcionar experiências e projeto interculturais, busca desenvolver cidadãos para o mundo. “O Programa Sala de Aula Global, por exemplo, realiza videoconferência com estudantes e profissionais de diversos países para o aprendizado em variadas áreas, a partir de múltiplas perspectivas. Alunos a partir de 4 anos participam desse programa”, explica a diretora.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Câmpus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade.

Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.

Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do país e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois Câmpus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.

Para saber mais informações e novidades, basta acessar a página do Colégio Visconde de Porto Seguro no Facebook ou o site www.portoseguro.org.br

Planin – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com

Contatos: portoseguro@planin.com– Tel.: (11) 2138-8948