Colégio Visconde de Porto Seguro firma parceria com o Instituto Gustavo Rosa

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Atividades serão elaborados em conjunto por meio de uma consultoria educativa do Porto;

                 Para promover a educação por meio da arte, o Colégio Visconde de Porto Seguro fechou uma parceria com o Instituto Gustavo Rosa (IGR), renomado artista. O colégio será responsável por prestar consultoria educativa na elaboração do material didático. A parceria também permitirá aos alunos do Porto e da Escola da Comunidade – projeto de responsabilidade social da Fundação Visconde de Porto Seguro -, um acesso sem custo ao Instituto, onde poderá entrar em contato com materiais, livros e documentos sobre a vida do pintor.

A ideia é unir esforços para promover a arte como fonte de inspiração para crianças e, por isso, a parceria com o IGR visa possibilitar o convívio dos alunos com materiais estudados em aula. Por ser um artista contemporâneo, de múltiplas linguagens, a vida e a obra de Gustavo Rosa chamam muito a atenção dos jovens. O estilo de Gustavo é facilmente reconhecido e introduzido no cotidiano dos estudantes, que captam em sua obra ideias para criação de pinturas, esculturas, gravuras, propagandas, trabalhos gráficos em geral e até objetos utilitários diversos como bules e xícaras, porta-copos, cadernos, bolsas e muito mais.

“Os alunos do 2° ano do fundamental aprendem sobre a plástica e o uso das cores por meio de obras de artistas como o Gustavo Rosa, por isso essa parceria se torna tão especial: colocamos os estudantes em contato com a vida de um artista que eles já conhecem. Eles visitam o ateliê, veem as obras de perto e participam de uma experiência de criação dentro do ateliê onde Gustavo criava”, explica Lisie de Lucca, Diretora de Cultura. “O IGR se tornará uma extensão do Porto, um espaço que estará de portas sempre abertas aos nossos alunos graças a essa parceria. E claro, o instituto ganha ao divulgar a história do Gustavo Rosa, bem como aumentar o alcance de suas obras entre o público jovem”.

Além disso, o Porto presta consultoria pedagógica para a criação de um livro com propostas de atividades estético-artísticas, que visam ativar a imaginação de crianças a partir dos 6 anos. “Esse livreto tem objetivos didáticos e, principalmente, criativos. Vamos elaborar textos, reflexões e propostas de atividades para que a criança possa mergulhar no universo de Gustavo Rosa e criar o seu próprio, repertoriada pelas soluções imaginativas do artista. O livro ainda está em processo de produção, mas poderá ser adquirido por todos que visitarem o Instituto no segundo semestre de 2020” conclui Lisie.