CISA ministra aulas sobre pesquisas científicas relacionadas ao binômio saúde e álcool a estudantes da Faculdade de Medicina do ABC

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A partir desta quarta-feira (25), o CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes no País sobre o tema, renova sua parceria com a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), para um programa de aulas sobre pesquisas científicas relacionadas ao tema álcool e saúde. Em 2010, o CISA recebeu alunos do terceiro ano de graduação do curso de Medicina da FMABC e agora também acolherá os do segundo ano, devido à ótima aceitação do programa no ano anterior. No total, 23 alunos participarão dos encontros, que serão realizados nos meses de maio e junho. Na grade de programação constam: informações sobre a estrutura de uma organização não governamental e o dia-a-dia da instituição, panorama geral sobre o uso de álcool e drogas, pesquisas científicas desenvolvidas na área de saúde e álcool, tratamento para dependência alcoólica e principais resultados do I Levantamento Nacional sobre o Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 Capitais Brasileiras.

“As disciplinas de Psiquiatria e de Psicologia Médica resolveram renovar as aulas práticas nos locais onde se aplica a Psiquiatria. Assim, detectamos a oportunidade de parceria com o CISA, que produz conhecimento específico na área de saúde e álcool, conciliando o que há de mais moderno na metodologia de pesquisa e na divulgação do conhecimento científico, em parceria com a sociedade e órgãos públicos. Esse contexto despertou o interesse dos alunos da FMABC, que deixaram de ver apenas os pacientes em instituições de atenção terciária, provocando a descoberta de novas possibilidades profissionais”, explica o coordenador de Graduação nas Disciplinas de Psiquiatria e de Psicologia Médica, Sergio Baldassin.

Para o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, presidente do CISA, as aulas são produtivas e possibilitam que o aluno amplie seus horizontes. “Mais uma vez ficamos lisonjeados em contribuir com a iniciativa proposta pela FMABC, principalmente por incentivá-los a conhecer mais profundamente a área de pesquisa científica e também alertá-los sobre o uso de álcool e seus efeitos na saúde, em especial, as consequências do consumo nocivo de álcool e dirigir sob os efeitos desta substância”, afirma o especialista.