CISA e Diretório Central dos Estudantes da USP unem-se para ação de prevenção durante a “Calourada”

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Universitários receberam materiais para conscientização sobre os efeitos do álcool na saúde

Em 27 de fevereiro aconteceu a tradicional “Calourada” do Diretório Central dos Estudantes (DCE-Livre) da Universidade de São Paulo (USP), evento realizado para recepcionar os novos alunos. Durante a ação, o DCE-Livre distribuiu o Guia Beber ou Dirigir, desenvolvido pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) – organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes no País sobre o tema, que aborda de forma didática os efeitos do consumo de álcool na direção e os riscos associados.

O evento contou com diversas atividades políticas e de integração, além de um show programado para o encerramento. Participaram cerca de 5.000 pessoas, entre ingressos, veteranos e convidados. “É uma grande satisfação contribuir com esta importante ação por meio de nossos materiais educativos; assim, ampliamos ainda mais as oportunidades de conscientização aos jovens”, afirma Dr. Arthur Guerra, presidente executivo do CISA.

A iniciativa nasceu de um diálogo entre o DCE-Livre e centros acadêmicos para a sensibilização da universidade para a promoção de ações em prol da prevenção do consumo de álcool por universitários ao invés de medidas proibitivas. “Estamos satisfeitos com a parceria, pois nossa intenção vai ao encontro da proposta do CISA que é, justamente, proporcionar medidas educativas e promoção de debates sobre o tema”, explica Sofia Sayuri Yoneta, diretora do DCE-Livre da USP.

Além da ação, o DCE-Livre-USP promove debates entre os movimentos estudantis, professores e também centros acadêmicos da área da saúde a respeito do consumo de álcool na sociedade.