CISA comemora 10 anos de atividades

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

ONG celebra uma década de contribuição à população com informações sobre saúde e álcool

 

Neste ano, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes no País sobre o tema, comemora 10 anos de atividades e aproveita a oportunidade para reforçar suas principais realizações e perspectivas para o futuro.

Idealizado em 2003 pelo Dr. Arthur Guerra de Andrade, médico psiquiatra e especialista em dependência química, o CISA foi criado em abril de 2004 como uma ONG independente, com o objetivo de criar um banco de dados específico, confiável e de fácil acesso sobre o álcool e seus desdobramentos na área da saúde. Desde 2005, é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça.

Por meio de seu website (www.cisa.org.br), disponibiliza um extenso banco de dados direcionado à população geral, estudantes, profissionais de saúde, pesquisadores e empresas, que tem como base publicações científicas reconhecidas no cenário nacional e internacional, dados oficiais (governamentais) e informações de qualidade publicadas em jornais e revistas destinados ao público geral sobre o álcool e suas relações com o corpo, a mente e a sociedade. Em paralelo, também elabora e divulga cartilhas, livretos e vídeos para a conscientização do uso de álcool, os quais têm sido distribuídos gratuitamente por todo o Brasil.

Além disso, desde o início de suas atividades, apoia pesquisas científicas de qualidade e reconhecimento nacional e internacional, promove eventos, seminários, palestras e cursos de capacitação, por meio de parcerias com universidades, instituições públicas e privadas, e sociedade civil. Desta forma, a qualidade do serviço prestado pelo CISA tem sido cada vez mais reconhecida a partir dos convites para elaboração e participação de projetos de grande relevância social.

Para melhor interagir com o público e compartilhar informações sobre a relação entre saúde e álcool com ainda mais eficiência, foi criada uma página da ONG na rede social Facebook. Nela, são divulgadas as mais recentes notícias, eventos e materiais educativos sobre o tema, atualizando seus usuários e estabelecendo um canal de comunicação mais direto com a ONG – que já conta com mais de 2.200 curtidores. De maneira geral, ao longo destes 10 anos, o CISA consolidou-se como a maior fonte de informações no País sobre o binômio saúde e álcool.

Como perspectivas para futuro e metas para os próximos 10 anos, o CISA pretende explorar ainda mais temas como prevenção do uso de álcool por menores de idade e do comportamento de beber e dirigir, apoiar pesquisas sobre a influência dos fatores genéticos e ambientais no desenvolvimento do alcoolismo, além de procurar dar continuidade ao trabalho já realizado com ainda mais esforço e dedicação. Dessa forma, a disseminação de informações de qualidade e auxílio na prevenção e redução dos danos causados pelo uso nocivo do álcool permanecerão como importante meta para o CISA.