cisa

CISA aposta em incentivo a pesquisas científicas em 2010

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Instituição irá apoiar o desenvolvimento de pesquisas sobre o binômio álcool e saúde e continuará disponibilizando informação ao público pelo www.cisa.org.br

O CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, organização não governamental que se destaca como uma das principais fontes sobre o tema no País, encerra 2009 comemorando os resultados alcançados e com planos para incentivar a realização de pesquisas científicas sobre álcool e saúde em 2010.

“No momento, nossa prioridade é o incentivo às pesquisas científicas sobre o binômio álcool e saúde, que será realizado sem comprometer o importante papel do CISA de oferecer informações científicas sobre o tema para o público em geral, principalmente por meio do nosso website”, afirma o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, presidente da instituição e especialista em dependência química.

Inclusive, a disponibilização de conteúdo científico sobre álcool e saúde para a sociedade foi um dos destaques do CISA em 2009, quando a ONG completou cinco anos de existência. A visitação do website do CISA (www.cisa.org.br) bateu um novo recorde de acessos em novembro, registrando 9.386 visitas no mês. Além disso, novos conteúdos foram publicados, como os 23 novos artigos científicos sobre álcool e saúde e a disponibilização integral da versão on-line do livro “Álcool e suas consequências: uma abordagem multiconceitual”,em português e inglês. Organizado pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pela organização não governamental européia International Council on Alchohol and Addictions (ICCA), a publicação traz artigos assinados por profissionais do CISA e outras renomadas personalidades nacionais e internacionais na área de álcool e saúde.

Também fazem parte das conquistas de 2009 a distribuição de 11 mil materiais educativos produzidos pelo CISA para pessoas físicas e jurídicas, como empresas preocupadas com a prevenção de acidentes ou instituições voltadas ao ensino de jovens e motoristas; e o início da parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/SP), que permitiu a inclusão de informações sobre álcool e trânsito no website da companhia.

Outro fato comemorado pelo CISA foi a publicação de dois artigos apoiados pela instituição em renomadas revistas científicas internacionais. O artigo “The role of alcoholic beverage preference in the severity of alcohol dependence and adherence to the treatment” foi publicado na revista Alcohol e “Effects of topiramato or naltrexona on tobacco use among male alcohol-dependent outpatients”, na revista Drug and Alcohol Dependence.

Para Arthur Guerra de Andrade, o apoio constante dos colaboradores do CISA e o know-how da equipe de profissionais do Centro foram fatores preponderantes para a conquista desses resultados.