Cinco dicas para falar bem em Webinar em tempos de coronavírus

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Em tempos de distanciamento social, uma boa ferramenta de comunicação para as empresas é o Webinar. Esse formato pode servir para diversos propósitos e tem apresentado um crescimento exponencial nessa época desafiadora em que vivemos

Prático, ágil e de baixo custo, o Webinar é um seminário on-line em vídeo, gravado ou em tempo real, que geralmente permite a interação da audiência via chat. Com muitas funcionalidades, pode ser utilizado nos mais diversos segmentos. Assim como uma palestra, a finalidade do Webinar é definida de acordo com cada situação específica.

Mas é preciso ter atenção e seguir alguns passos para conseguir o melhor resultado em suas apresentações. Para isso, os especialistas da Planin prepararam cinco dicas para falar bem em Webinar em tempos de coronavírus. Confira:

Planeje o conteúdo – Contar com um roteiro definido é importante, mas você deve estudar o assunto e se preparar para possíveis dúvidas do público. Planeje conteúdos interessantes e transmita de forma objetiva e organizada. Use termos de fácil entendimento e conte com uma apresentação para complementar o assunto.

Treine antes – Para garantir autoconfiança e ser o mais natural possível diante da câmera, faça simulações do webinar. Posicione-se como se estivesse na gravação e imagine o público assistindo. Atente-se para sua postura e expressões faciais.

• Controle seu tom de voz e ritmo da fala – Assim como se apresentar em público, falar em webinar pode causar desconforto e insegurança. Isso, muitas vezes, reflete-se na forma como nos comunicamos. É importante que você observe seu tom de voz para dar destaque ao que realmente interessa e controle a velocidade da sua fala para não ficar tão devagar a ponto de entediar nem muito rápido a ponto de não se aprofundar no tema.

Preste atenção à sua linguagem corporal – Além da expressão facial, é importante tomar cuidado com a linguagem corporal para transmitir a mensagem certa. Para demonstrar confiança e conhecimento, mantenha a coluna ereta, ombros abertos e os braços descansados. Evite gestos excessivos, como passar muito a mão no cabelo. 

Aprenda a errar – Se for seu primeiro webinar, já saiba: é comum cometer deslizes – e não há nada de errado nisso. Você pode, por exemplo, ter um branco na hora de falar ou não saber responder a alguma dúvida dos espectadores. O importante é mostrar humildade, corrigir o erro e promover um espaço de interação e debate.

Deseja mais dicas? Confira nosso e-book sobre como produzir um Webinar de sucesso.

Entre em contato com nossa equipe e tenha o apoio necessário para inovar a comunicação da sua empresa com webinar!

Equipe de Marketing

[email protected]