Chile fecha iniciativas com empresas brasileiras na área de mineração

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Durante a principal feira de mineração do Brasil, as empresas do Chile geraram alianças com mineradoras de vários Estados brasileiros

O Chile, maior produtor de cobre do mundo, consolida parcerias na área de mineração com empresas brasileiras. As iniciativas são feitas por meio do ProChile, Escritório Comercial do Chile no Brasil, que esteve presente na 15ª edição da Exposição Internacional de Mineração (Exposibram), principal feira do setor na América Latina, realizada entre os dias 23 e 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).
“Fechamos negócios, que favorecem tanto a economia chilena quanto a brasileira. O Chile tem grande experiência em mineração, pois somos os maiores produtores de cobre e também contamos com importantes empresas que impulsionam esse setor. Na Exposibram, apresentamos um leque de produtos, serviços e soluções de alta qualidade, que podem contribuir com o desenvolvimento da indústria de mineração brasileira”, afirma Oscar Páez Gamboa, diretor do ProChile no Brasil.
Localizado em um ponto privilegiado na Exposibram, próximo ao Congresso e a empresas renomadas do setor, o ProChile, que organizou a participação do Chile no evento fortalecendo a aproximação das empresas chilenas com o Brasil, contou com um estande de 88 metros quadrados. Cinco empresas chilenas participaram do evento, onde apresentaram uma oferta variada de itens para o mercado. Durante a feira, o ProChile também recebeu a visita de diversos executivos de importantes empresas mineradoras brasileiras, tais como, a Vale e a Votorantim Metais.
As empresas chilenas participantes da Exposibram foram: Grupo Tridente, especializada em instalação de tubos e sistemas hidráulicos e serviços geofísicos, a Kolff, empresa que produz e comercializa soluções para iluminação de emergência, a Bailac, que presta serviços de manutenção em equipamentos e pneus, Pessa, voltada para serviços de engenharia, com foco em instrumentação, controle e manejo de fluidos, e a FISA, que organiza eventos de mineração no Chile.
Segundo o diretor do ProChile, o Brasil é um país estratégico para fomentar novos negócios, especialmente, na área de mineração. “Existem muitas empresas chilenas que já se instalaram no Brasil e outras que têm grande interesse no País”, afirma Gamboa.
Além disso, apoiando a participação de empresas chilenas na Exposibram, o ProChile recebeu, no dia 25 de setembro, o Embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt, como parte importante da relação de trabalho e negócios entre ambos os países, que vem rendendo bons frutos e fomentando novos investimentos em diferentes setores.
A Exposibram é a maior feira de mineração da América Latina, com 15 mil metros quadrados de estandes, que são representados por grandes empresas de mineração com operações globais e um dos principais fornecedores de produtos e serviços. O evento abordou temas sobre inovações em tecnologia, equipamentos, software e outros produtos para a indústria de mineração, bem como dados sobre o investimento e gestão.