British Airlines adota plataforma da Informatica Corporation para impulsionar seu plano de crescimento

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Informatica Corporation (NASDAQ: INFA), fornecedora líder e independente de soluções de software de integração de dados, anuncia que a British Airways acaba de implementar o Informatica Platform como padrão para impulsionar a próxima etapa de crescimento da empresa. A companhia aérea global utiliza tecnologia da Informatica para entregar dados confiáveis, relevantes e disponíveis por toda a organização e o grande desafio é gerenciar as informações, apesar do grande volume, dos formatos complexos e da multiplicidade de origens.  

O projeto consiste na atualização da solução Informatica Platform para explorar uma arquitetura de computação em grid. Isso permite à companhia entregar performance de qualidade operacional 24×7 e aderir a acordos de nível de serviço (SLAs). Ao mesmo tempo, melhora a escalabilidade da plataforma e reduz a sobrecarga administrativa de oferecer suporte ao seu ambiente em grid multi-node.

Como uma das principais companhias aéreas do mundo, transportando quase 32 milhões de passageiros por ano, a British Airways gera quantidades significativas de dados sobre seus clientes e cargas transportadas. Neste contexto, os dados estão espalhados em vários sistemas legados, que vão da escala de vôos e da tripulação, aplicações de recursos humanos e cadeia de abastecimento a registros de engenharia, sistemas de gestão de relacionamento com clientes e bases de dados financeiras.

O primeiro passo da companhia foi implementar, há seis anos, o Informatica PowerCenter Standard Edition, um componente chave da Informatica Platform, para facilitar o acesso, a integração e a confiabilidade dos seus ativos de informação. Desde então, a solução tem sido usada por toda a empresa para transformar os dados em informações analíticas, além de melhorar a eficiência operacional.

Entre outros ganhos está redução dos custos, após a consolidação das aplicações e a integração entre a infraestrutura existente e as novas tecnologias, que tornaram a empresa mais rápida para responder às condições de mercado. Além disso, o sistema promoveu uma transformação dos dados em múltiplos formatos, porém em uma visão geral única e consistente, permitindo aos gestores da British Airways realizarem análise e decisões críticas com base em uma versão única da verdade.

“Para controlar custos, aumentar os lucros e enfrentar a concorrência intensa e outras forças do mercado, a British Airways precisa maximizar sua eficiência operacional”, diz Ian Johnston, gerente de operações de TI da British Airways. “Nos últimos seis anos, a Informatica foi a plataforma escolhida pela British Airways para lidar com os desafios mais complexos de integração de dados. A solução oferece à nossa companhia capacidade de integração com alta performance e disponibilidade, o que permite maior eficiência, conformidade com as regulamentações governamentais e setoriais e resposta mais rápida às mudanças no setor. À medida que a companhia avança na sua fusão com a Iberia, contamos com a Informatica para acelerar a integração de dados e reduzir os riscos deste movimento”, finaliza.

Necessidade da plataforma – Para o sistema de escala da tripulação, por exemplo, a tecnologia da Informatica oferece conhecimento compartilhado que ajuda a garantir que cada um esteja corretamente designado para seus vôos, independentemente do seu destino, e respeitando o limite de horas de trânsito aéreo. O sistema provou sua agilidade em 2010, quando a British Airways precisou reagir rapidamente a mudanças na tripulação ocasionadas pela erupção do vulcão islandês e pelas severas condições climáticas no Reino Unido, ainda no mesmo ano.

A Informatica Platform também é a fundação tecnológica para a análise preditiva da companhia aérea, descobrindo e integrando todos os dados para popular o warehouse comercial integrado (ICW) da British Airlines. A companhia aérea conta com informações relevantes e confiáveis deste sistema com o objetivo de tomar decisões associadas a uma grande variedade de atividades, como venda de passagens, programação de vôos, engenharia de aeronaves, o programa de milhagem (Executive Club), pontualidade das decolagens e pousos e gerenciamento de campanhas de marketing.

“Companhias aéreas de todo o mundo estão passando por dificuldades no momento: a competição acirrada, a volatilidade dos preços dos combustíveis e as condições regulatórias intensas, que exigem agilidade e um alto grau de eficiência operacional”, diz Chris Boorman, principal executivo de marketing e vice-presidente sênior de Educação e Enablement da Informatica. “A Informatica Platform possibilita à British Airways a flexibilidade para integrar, diariamente e de forma confiável, grandes quantidades de dados de sistemas legados. Isso confere à companhia aérea agilidade para adaptar-se rapidamente às mudanças no mercado, entregando uma experiência de viagem consistente, e otimizar a eficiência”, finaliza o executivo.