Brasil, vamos em frente!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

*Por Victor Simas

O evento mais esperado do ano de 2014 chegou ao fim. A tão aguardada Copa do Mundo no Brasil termina sua trajetória nos permitindo um balanço profundo das ações que foram realizadas nessa que foi considerada “a copa das copas”.
Apesar da derrota avassaladora e inesperada da nossa Seleção, a população brasileira foi vitoriosa por distribuir seu calor e sua simpatia em todos os cantos do País. O Brasil não ganhou o Mundial, mas, em contrapartida, deu um show de recepção e hospitalidade.
Nós, brasileiros, sabemos da dificuldade que envolveu a concretização desse evento e, mais do que nunca, as ações que foram executadas para que ele fosse desenvolvido. Obras atrasadas, dificuldades de mobilidade urbana e planejamentos de infraestrutura superfaturados tiraram o nosso sono durante os dias que antecederam a abertura da Copa. Chegamos até mesmo a pensar que o Mundial não aconteceria e que ficaríamos sem receber esse que seria um marco em nossas vidas.
Mas o Mundial aconteceu e os benefícios vão muito além dos mais de R$ 30 bilhões injetados em nossa economia. Recebemos cerca de 1 milhão de turistas de 202 países diferentes. Desse total, mais de 90% dos visitantes que vieram acompanhar os jogos pretendem voltar para curtir as alegrias da nossa terra, o que mostra que nossos problemas estruturais não afetaram a grande festa.
No setor de transportes e logística, a vitória foi de goleada. Os estudos para dar conta da alta demanda de produtos foram extremamente assertivos e executados com maestria. Abastecemos a festa de casas, bares e pontos de venda de todo o Brasil, refrescando o torcedor que comemorava junto gol a gol de sua seleção. O transporte das grandes cidades funcionou de maneira surpreendente. Turistas de todos os cantos do mundo usaram nossas linhas de transporte público para chegar aos estádios e locais de transmissão de jogos, de maneira rápida, pontual e segura.
Com uma avaliação geral, ao final da Copa do Mundo, o resultado para nós foi bastante positivo. Durante o mês que recebemos o evento, o mundo voltou os olhos para os brasileiros e para o nosso País, que, apesar dos problemas já conhecidos, é rico em simpatia e repleto de belezas naturais. Fizemos bonito e o Mundial em 2014 foi a prova de que conseguimos organizar eventos de grande porte e que nosso povo, mais do que ninguém, sabe festejar. Aos turistas, nossas portas estarão sempre abertas. A nós, torcedores brasileiros, a fé e a esperança do Hexa em 2018 e, a nossa população, um muito obrigado. Vamos em frente, Brasil!

*Victor Simas é presidente da Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição).