Banco BI&P anuncia aquisição da VOGA – empresa com extenso histórico de sucesso em assessoria financeira e estratégica

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Ação visa ampliar o leque de serviços financeiros prestados pelo Banco BI&P junto à sua base de clientes

 

São Paulo, 19 de fevereiro de 2013 – O BI&P – Banco Indusval & Partners, instituição financeira especializada na prestação de serviços financeiros e concessão de crédito para empresas no segmento middle e corporate, assinou uma Promessa de Compra e Venda da totalidade do capital da VOGA Empreendimentos e Participações Ltda., empresa de serviços financeiros focada em assessoria financeira estratégica e finanças corporativas em geral. A aquisição está sujeita à aprovação do Banco Central do Brasil nos termos da Resolução nº 4062 de 29/03/2012 do Conselho Monetário Nacional. Também foi assinado acordo operacional entre as empresas para possibilitar os esforços de originação e execução conjunta das atividades da VOGA junto aos clientes das duas organizações.

“Essa aquisição está em linha com a estratégia do BI&P de ampliar o leque de serviços financeiros oferecidos à nossa base de clientes, além de reforçar o objetivo de nos tornarmos um dos líderes do crescente mercado de títulos corporativos de renda fixa no Brasil”, afirma Jair Ribeiro, Co-CEO do BI&P – Banco Indusval & Partners.

Com a compra, o Banco BI&P ampliará o foco na prestação de serviços de assessoria financeira em fusões e aquisições (Mergers & Acquisitions), levantamento de capital e reestruturações, além de expandir sua capacidade de originação, estruturação e distribuição de produtos de renda fixa.

Alexandre Dória, Samuel Oliveira e Rogério Pacheco, sócios-fundadores da VOGA, bem como Rodrigo Rocha, responsável pela distribuição de produtos de renda fixa em instituições como Deutsche Bank e Credit Suisse, que irão integrar o BI&P, comentam que “a combinação da expertise do novo time com a plataforma do BI&P possibilitará uma maior oferta de serviços para uma base de clientes complementar, além de expandir nossa presença em negócios como M&A, emissões de produtos de renda fixa, financiamentos para aquisições, administração de passivos, reperfilamento de dívidas e desmobilização de ativos reais. Também atuaremos com grande ênfase junto aos emissores de dívida corporativa, trazendo soluções inovadoras que contribuam para viabilizar o desenvolvimento dos nossos clientes”. Desde sua fundação em 2005, a VOGA assessorou clientes em mais de 50 transações.

De acordo com Jair Ribeiro, o mercado corporativo brasileiro está passando por transformações significativas em razão da queda da taxa de juros. “Estamos muito empolgados com essa aquisição, pois reforçaremos o nosso posicionamento como um banco de atacado com excelência nas áreas comercial e de finanças corporativas. Os novos parceiros se encaixam bem na estratégia não somente pela experiência aportada, mas, sobretudo, pela comunhão de valores com os do Banco BI&P”, afirma.

O BI&P começou como Corretora de Valores em 1967 e logo se destacou em seu segmento, tornando-se uma das maiores corretoras do Brasil. Expandiu sua atuação para instituição bancária e, em 2007, abriu seu capital. Recentemente, revisou seu plano estratégico de negócios e recebeu, em 2011, um aporte de capital do fundo de Private Equity Warburg Pincus e de seu atual Co-CEO, Jair Ribeiro – que atua em parceria com Luiz Masagão Ribeiro, também Co-CEO. Manoel Cintra, ex-presidente da BMF-Bovespa, permanece como Presidente do Conselho de Administração e membro do grupo de controle do Banco BI&P. Na nova fase de expansão, o banco reposicionou o perfil de clientes e começou a atuar em empresas de maior porte, além de segmentar sua carteira de ativos nos vários setores da economia. A instituição também promoveu a diversificação da sua estrutura de financiamento, a redução de custo de funding, e a ampliação dos produtos financeiros, com maior foco em derivativos e renda fixa.

Com a conclusão do primeiro ciclo de transformação e seguindo a estratégia de crescimento, foram definidos cinco pilares: investir em novos talentos e na eficiência dos executivos, desenvolver e aplicar novas tecnologias, ampliar as receitas do banco de investimento, gerar receitas recorrentes em áreas que o BI&P é especialista, como o setor agrícola, e realizar algumas movimentações estratégicas, incluindo possíveis parcerias. “A criação da C&BI Agro Partners anunciada em dezembro de 2012 e a aquisição da VOGA são passos importantes para colocar em prática o nosso plano de criarmos diferenciais de mercado”, diz Ribeiro.