Usina Bambuí Bioenergia S/A investe em eficiência energética para dobrar capacidade de produção

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Schneider Electric, especialista global na gestão de energia, auxiliou a Bambuí Bioenergia S/A, antes chamada Total Agroindústria Canavieira S/A e localizada em Bambuí (MG), a dobrar a capacidade de produção da planta, viabilizando, assim, a venda de etanol para postos de combustíveis. A partir de 2013, a empresa amplia sua capacidade de produção de 550 mil para 1, 1 milhão litros/dia de etanol e o fornecimento de energia de 8 para 38 MW/h de energia.

“A proposta de operar a unidade fabril com segurança, eficiência e com o menor número de pessoas foi mantida com a ampliação. Essa é a primeira planta do segmento de etanol com 100% de tecnologia Ethernet na automação”, explica André Fontaneti Marino, Vice-Presidente da unidade de indústria da Schneider Electric Brasil.

Tecnologia – Em 2009, a Usina Bambuí optou por um sistema, que não só assegurava uma produção de alta qualidade de etanol e eletricidade, mas também que fosse capaz de acomodar expansões futuras, o que aconteceu em 2012. O PlantStruxure, com tecnologia hot stand by de CPUs e comunicação Ethernet no chão de fábrica, permite total transparência na operação, manutenção e gerenciamento dos ativos da usina; possibilita a operação remota de áreas críticas, como a caldeira e a destilaria; dá mais agilidade ao rastreamento e ao diagnóstico de eventuais falhas, evitando paradas indesejadas na produção; e viabiliza a medição e também o rateio do custo da energia entre todas as áreas.

“Com o aumento da capacidade de produção a usina pode ampliar em mais de 400% a oferta de fornecimento de energia elétrica para a concessionária que atende o Estado de Minas Gerais”, afirma William Galante Fontes, coordenador de Utilidades, Elétrica e Automação da Bambuí Bioenergia S/A. Redução no tempo e no custo operacional, de engenharia e  de manutenção foram outros benefícios obtidos pela usina com a implantação do PlantStruxure.