Até o final de 2014, usuários de e-mails wireless chegarão a 1 bilhão em todo o mundo, prevê Gartner

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Serviços de redes sociais substituirão os e-mails como a principal
forma de comunicação interpessoal entre 20% dos usuários corporativos

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, prevê que os usuários de e-mails wireless atingirão a marca de 1 bilhão até o final de 2014. Só no mercado corporativo, estima-se que, até o final de 2010, haja mais de 80 milhões de contas ativas nas empresas de pequeno, médio e grande porte. O ganho de produtividade é apontado como a mola propulsora para o aumento da adoção do serviço entre os executivos.

O levantamento leva em consideração contas de e-mails acessadas por meio de dispositivos móveis dentro de aplicações nos próprios aparelhos, navegadores Web ou por meio de um software gateway conectado ao servidor de e-mails.

Cada vez mais haverá uma maior integração entre os e-mails wireless e software de redes sociais e de colaboração. A previsão é que, até 2014, os serviços de redes sociais irão substituir os e-mails, sendo a forma mais utilizada para comunicação interpessoal entre 20% dos usuários corporativos. “É crescente o número de pessoas que deseja usar aparelhos móveis para compartilhar conteúdo, informação e experiência com sua rede de contatos”, afirma a vice-presidente de pesquisas do Gartner, Monica Basso.

Já a adoção de e-mail em nuvem (Cloud e-mail) crescerá significativamente entre os próximos três e cinco anos. Um dos motivos é que os serviços de colaboração providos pela Microsoft, IBM, Google, entre outros players, já incluem suporte para mobilidade. Em 2009, somente 3% das contas de e-mails estavam em nuvem, mas, até o final de 2012, esta porcentagem deve crescer para 10%.