Arla 32 será produzido pela Vale Fertilizantes

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Vale Fertilizantes anuncia que vai produzir o Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo (ARLA 32) em sua unidade localizada na cidade de Araucária (PR).

O produto vai atender a uma nova demanda, já que a partir de janeiro de 2012, todos os veículos pesados produzidos no Brasil deverão, obrigatoriamente, atender a Resolução CONAMA 403, que define os limites de emissões poluentes dos veículos movidos a diesel, alinhando com os padrões internacionais.

Essa Resolução torna necessário o uso do ARLA 32 em caminhões e ônibus produzidos a partir de 2012. Um mercado promissor, pois segundo dados da ANFAVEA, em 2010 foram produzidos no País mais de 190 mil caminhões.

Grande fornecedora de produtos nitrogenados para o mercado químico e de fertilizantes, a empresa optou por ampliar seu portfólio, inserindo o ARLA em sua linha de produtos e tornando-se a maior produtora nacional, uma vez que no Complexo Industrial de Araucária são produzidas a amônia e a ureia, matérias-primas básicas para a fabricação do ARLA.

O projeto, que está em desenvolvimento, inclui investimento na compra de grandes equipamentos e adaptações no processo produtivo.

“A Vale Fertilizantes não vai vender o produto aos usuários finais, ou seja, aos caminhoneiros. O produto será comercializado a granel para empresas especializadas na embalagem e distribuição. O ARLA 32 é armazenado em um pequeno tanque no veículo e é injetado no tubo de escape. Esse líquido mistura-se aos gases da combustão e, depois de passar por um sistema de catalisadores, converte os poluentes em gases inertes”, explica Luiz Antônio Veiga Mesquita, diretor Comercial e de Marketing.

O produto é feito de ureia técnica de altíssima pureza, diluída a 32% em água desmineralizada com um rígido controle de qualidade, e será usado para diminuir em 60% a emissão de NOx (óxidos de nitrogênio) veicular. “Além dos ganhos ambientais, devemos ressaltar que o ARLA 32 também reduz o consumo de diesel”, afirma Mesquita.

O produto será disponibilizado pela Vale Fertilizantes aos Distribuidores a partir de janeiro de 2012.  O Arla 32 já é utilizado com sucesso na Europa, desde 2006, e nos Estados Unidos desde 2010.