Analista do Gartner comenta principais tendências de sourcing, outsourcing, computação em nuvem e redução de custos com serviços de TI

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Assuntos fazem parte da agenda de discussões da VIII Conferência Gartner Outsourcing, evento que ocorrerá entre 7 e 8 de junho em São Paulo 

O sourcing baseado na nuvem pode ser considerado uma das maiores tendências para o mercado de TI nos próximos anos.  Isso porque, à medida que se intensifica a necessidade de crescimento das corporações, a maioria delas está considerando e investigando a nuvem. A observação é da vice-presidente de pesquisas do Gartner, Helen Huntley, que abordará este e outros assuntos durante o evento VIII Conferência Gartner Outsourcing, que será realizado nos dias 7 e 8 de junho no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo.

A analista observa que o sourcing na nuvem avança mais rapidamente do que o mercado de serviços como um todo. “O resultado disto é que a propaganda exagerada sobre os serviços na nuvem está se dissipando e o trabalho de validar as ofertas na nuvem e aprender como firmar contratos neste modelo comercial já teve início”.

Outro importante ponto desta discussão, observa Helen, é a viabilidade dos modelos de sourcing na nuvem, que oferecem nova flexibilidade e um mínimo de investimento de capital, fatores que impactam diretamente a viabilidade de crescimento da categoria.

Contudo, os players deste mercado ainda enfrentam algumas preocupações relacionadas à segurança de dados e de TI, além das condições das cláusulas contratuais e dos desafios da interoperabilidade dentro de várias nuvens. “Portanto, apesar da promessa de haver na nuvem maior agilidade, eficiência e preços mais baratos, há também os aspectos negativos em potencial”, comenta a executiva.

Devido às mudanças que vêm acontecendo no mercado de provedores de serviços, por meio de fusões e aquisições, além da entrada de novos fornecedores (como Google e Amazon), as empresas precisarão adotar o sourcing “light”, que funciona com recursos e ativos fixos reduzidos.Além disso, será necessário entender a noção de “serviços” para obter agilidade e alavancar um ecossistema sempre variável de fornecedores.

Outro tema relevante a ser abordado durante a VIII Conferência Gartner Outsourcing será as práticas de outsourcing tático e com enfoque na redução de custo. Sobre o assunto, a analista do Gartner observa que, “frequentemente, este outsourcing leva a algum tipo de queda ou falha ao longo do tempo, relacionada ao alinhamentodo serviço com aquilo que os negócios realmente necessitam”.

De acordo com Helen Huntley, para concretizar a redução de custos, as empresas deverão concordar com menos personalização e mais padronização, mais industrialização. “Quando isso acontecer, é importante não perder de vista os objetivos estratégicos traçado”, destaca.

Na mais recente pesquisa global feita pelo Gartner com CIOs, o crescimento das empresas emergiu como principal prioridade de negócios dos líderes de TI. “Quando você sabe que desenvolver infraestruturas flexíveis e entregar projetos para suportar o crescimento da empresa são seus principais interesses como CIO, então você precisa perguntar se sua estratégia de sourcing está realmente coerente com esses objetivos”, complementa a vice-presidente de pesquissas do Gartner.

Durante a VIII Conferência Gartner Outsourcing, outros sete analistas do Gartner fornecerão suas visões para o mercado de sourcing e outsourcing, além de apresentar resultados das pesquisas mais recentes realizadas pelo Gartner sobre estes assuntos.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3074-9724 ou pelo e-mail [email protected].

Twitter: http://twitter.com/@gartner_2011

Facebook: http://www.facebook.com/gartnersummitsbrazil

#gartneroutsourcing

  

Anote em sua agenda:

VIII Conferência Gartner Outsourcing

Data: 7 e 8 de junho (terça e quarta-feira)

Local: Sheraton WTC Hotel – São Paulo

Horário: das 9h às 19h

Mais informações: www.gartner.com/br/outsourcing