Alunos do Porto Seguro vivem realidade virtual

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Tecnologia ‘Oculus Rift’ permite que estudantes entrem no mundo digital sem sair da sala de aula

 

A sala de aula pode ser qualquer espaço que o aluno queira. Estudantes do Colégio Visconde de Porto Seguro tiveram a oportunidade de experimentar uma das tecnologias que prometem mudar a forma com que lidamos com a realidade: o Oculus Rift criado por Palmer Luckey, garoto de 21 anos da Califórnia (Estados Unidos). A tecnologia, comprada por Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, permite uma experiência de realidade virtual sem precedentes.

O equipamento é semelhante a uma máscara de mergulho, possui uma tela de LCD, que permite visibilidade de 360 graus e som surrounding. As imagens se mexem de acordo com o movimento da cabeça, causando a impressão de estar dentro de um mundo virtual.

Por meio da tecnologia, os alunos experimentaram uma viagem à Via Láctea, conhecendo cada planeta do Sistema Solar. Além disso, eles puderam sentir toda a adrenalina de estar dentro de um carrinho em um divertido passeio de montanha-russa.

A atividade fez parte do curso de Formação Complementar Tech StartUp, que visa a desenvolver uma mentalidade empreendedora ligada a áreas tecnológicas e é voltado para alunos de 8º e 9º anos. Os jovens pesquisam sobre as atuais fronteiras de inovação e aprendem ferramentas de prototipagem rápida dentro do contexto do movimento “Maker”.

“O uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem é frequente no Colégio, o que reforça a ideia de que nossos alunos e professores estão cada vez mais antenados com as tendências e ferramentas que o mercado digital oferece”, declara Renata Pastore, Diretora de Tecnologia Educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro.

 

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por aproximadamente 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.