A-ha prepara show especial para público brasileiro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O primeiro show no Brasil da turnê “Farewell Tour” será hoje (9/3), em Bauru – SP; guitarrista da banda norueguesa promete levar os fãs em uma viagem pelas décadas 80 e 90

O Alameda Quality Center, amplo e moderno centro de alimentação, serviços e entretenimento em Bauru/SP, realizará, hoje (9/3), o primeiro show do a-ha no Brasil, que recebe a turnê de despedida “Farewell Tour 2010”. 
Os integrantes do a-ha estão preparando um show especial para os brasileiros e querem transmitir aos fãs a sensação de uma viagem pelas décadas de 80 e 90, que foram marcantes na carreira do grupo. De malas prontas para o Brasil, o guitarrista do a-ha, Paul Waaktaar-Savoy, adiantou que o repertório da turnê será baseado nos sucessos dos 25 anos de estrada da banda, que gerou 35 milhões de álbuns vendidos. “A cada apresentação é mais difícil decidir a setlist, já que há muitas canções para escolher. Vamos tocar aquelas que o público gosta de ouvir, que marcaram nossa carreira. Porém, sempre fica algo para trás“, afirma o guitarrista.
Por ser a última e mais longa turnê, o trio tentará voltar aos países em que já realizaram shows para prestigiar o público que sempre os recebeu bem. “Ao mesmo tempo em que é estranho, por ser a última turnê, é extremamente gratificante para nós, porque os fãs sempre nos dão a sensação de que significamos algo para eles. Isso traz um sentimento único e muito bom”, explica Waaktaar-Savoy.
Pelo fato de os fãs brasileiros terem sido receptivos e carinhosos em outros shows da banda no País, o trio norueguês espera ter mais um momento especial com o público. “Quando finalmente visitamos o Brasil, ficamos impressionados com o carinho, a atenção e a quantidade de fãs que tínhamos na região. A primeira vez em que tocamos no Brasil foi particularmente especial porque foi como se estivéssemos tocando ao vivo pela primeira vez. O público era diferente e nos deu outra sensação, pois nunca havíamos nos apresentado em um estádio tão grande e aberto. Essa situação mudou muita coisa na maneira como nos apresentávamos”, comenta Waaktaar-Savoy.
O guitarrista da banda elogia ainda mais os fãs brasileiros: “É difícil competir com o público brasileiro, que é muito passional, carinhoso e tem uma energia única. Lembro que ficamos impressionados com a apresentação no Rock in Rio II que mencionei, pois houve gente que ficou na fila em pé, por mais de nove horas, e ainda tinha energia para cantar e pular no show. Isso é surpreendente. O brasileiro se doa por completo e acho que não encontramos essas características em nenhum outro lugar do mundo. Digamos que cada país tem um ‘sabor’ e o ‘sabor’ brasileiro é muito marcante”, ressalta.
Durante a longa carreira, o trio enfrentou muitos desafios para alcançar o sucesso. No início, era uma banda independente e tinha apenas um estúdio, com uma bateria eletrônica. As letras das músicas, geralmente, são sobre situações que os integrantes do a-ha enfrentam em suas vidas. “O segredo de uma carreira consolidada consiste no trabalho como um todo. Se você não tem boas músicas, não conseguirá ter uma carreira sólida. É necessário inovar, buscar outras coisas e se envolver com aquilo que te traz paixão para poder produzir algo novo e não ficar na mesmice, porque o público se cansa”, afirma.
Apesar de já terem se separado anteriormente e se unido novamente, as apresentações são especialmente produzidas para o adeus. “Vinte e cinco anos de carreira é muito tempo! Somos privilegiados porque muitas bandas não duram mais do que dez anos. Eu acho que, agora, cada um de nós quer buscar algo novo e desconhecido. Se continuássemos com o a-ha por mais 20 anos, não seria novidade para nós. Queremos sentir aquele frio na barriga de algo desconhecido novamente”, diz o guitarrista.
De acordo com Waaktaar-Savoy, o trio se separará, mas em busca de novos desafios. O guitarrista quer continuar compondo e trabalhando com música, cooperando com novos artistas. Talvez forme uma nova banda, já que tem escrito músicas. O Magne, tecladista, formou outra banda e já lançou um álbum. “Acho que nenhum de nós decidiu exatamente o que fazer no futuro porque ainda temos muito trabalho a fazer nesta última turnê. Com certeza, a música continuará em nossas vidas”, finaliza.

 

“Farewell Tour 2010” – turnê de despedida do a-ha
A banda norueguesa a-ha chega ao Brasil com a turnê Farewell 2010, que marca o fim do grupo.  O conjunto, que já vendeu mais de 30 milhões de discos em todo o mundo, iniciou a série de shows de despedida na Alemanha, em outubro de 2009, e já esgotou ingressos na Noruega, onde se apresentará no final de 2010. A turnê também já passou por Inglaterra, França, Bélgica, Rússia e Japão.
Por se tratar da turnê de despedida e a última oportunidade de os fãs assistirem ao show do a-ha no Brasil, a banda promete apresentar as músicas que fizeram deles um sucesso mundial. Entre elas está “Take On Me”, primeiro single, lançado em 1985, que vendeu cerca de 7 milhões de cópias no mundo e chegou ao primeiro lugar da lista da Billboard.
Em 2006, o a-ha recebeu o prêmio “Q Inspiration Award”, da Q Magazine, uma das revistas de música mais respeitadas da Inglaterra e do mundo, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos mais de 20 anos de carreira. 
Os shows de despedida no País são uma maneira de o a-ha retribuir todo o carinho e reconhecimento que o público brasileiro sempre teve por eles, o que contribuiu para transformá-los em uma das maiores bandas das décadas de 80 e 90. Depois do Brasil, “Farewell Tour2010” passará pela Noruega e pela Inglaterra.

SERVIÇO
Show do a-ha no  Alameda Quality Center
Data: 9 de março, às 21h
Endereço: Rodovia Marechal Rondon, km 335 – Bauru / SP
Vendas de ingressos: das 10h às 22h, no Alameda Quality Center, ou pelo telefone (14) 3321-5000, das 9h às 21h
Valores: setor 2 – R$ 350,00 e setor 3 – R$ 290,00 Obs.: setores 1 e 4  estão com ingressos esgotados