A agência como contadora de histórias

A Agência como Contadora de Histórias

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn
A agência como contadora de histórias
A agência como contadora de histórias

A comunicação entre marcas e clientes está cada vez mais desafiadora. A publicidade tradicional, conhecida por distribuir grandes e chamativos banners pelas ruas, já não atrai como antes os olhos, que agora estão vidrados no celular. Os comerciais de TV também já não causam a mesma sensação nos novos consumidores desconfiados.

Vivemos na época da informação. Na busca pela humanidade, a nova geração tem preferido se conectar verdadeiramente apenas com marcas que sabem contar histórias e envolver. Nesse cenário, agências de comunicação 360° ganham importância como provedoras de soluções para empresas que querem se aproximar de seus públicos, integrando as diferentes formas de comunicação com o objetivo de construir uma narrativa eficaz e que faça mais do que só exibir produtos.

Com assessoria de Imprensa, por exemplo, a agência faz a ponte entre a trajetória da empresa e os melhores contadores de história: jornalistas e influenciadores. As novidades dos negócios podem ser dirigidas a um público relevante e interessado, que saberá como a organização tem impactado seus clientes, seu mercado e até mesmo seu local de atuação.

Uma tendência que promove excelência na narração de histórias é o marketing de influência, que possibilita uma boa narração contada pela boca de quem entende do assunto. Isso porque as pessoas tendem a se conectar mais com indivíduos semelhantes ou com que elas se identificam.

De modo complementar ao trabalho de Imprensa, as mídias sociais trazem para a narrativa um aspecto essencial para captar o olhar do público: o recurso visual. Fotos, gifs e vídeos aguçam a imaginação. Se usados com legendas chamativas, conseguem prender a atenção do internauta no rolar frenético do feed.

Nas mídias sociais, formatos e conteúdos são ilimitados. Podem ser demonstrações de produto, cases de sucesso, guias e tutoriais ou vídeos que emocionam por contar a história de colaboradores ou clientes. O foco é produzir personagens capazes de se conectar com consumidores e potenciais clientes.

Outras formas de comunicação que diferenciam uma agência 360° são sua expertise em diagramação, user experience (UX) e design de websites. Assim como um livro em uma estante, as histórias que têm uma “capa bonita” tendem a ser as mais lidas. Por isso, o design gera credibilidade e também é responsável por guiar o olho do leitor pelo caminho ideal da narrativa.

Agências de comunicação com estrutura 360° como a PLANIN pensam em todas as etapas do processo criativo, desde a ideia até a mensuração dos resultados. Para envolver o público, é importante saber ouvi-lo e conhecê-lo. Com quem ele se identifica? Do que ele gosta e precisa? Essas perguntas podem ajudar a escolher uma linha narrativa que esteja alinhada aos objetivos de negócio da empresa e à expectativa do consumidor.

Os conteúdos das marcas precisam ser disparados com estratégias que levem em conta bons personagens e assuntos. Para isso, trabalhe com equipes inovadoras e se prepare para contar histórias que façam a diferença para os públicos de interesse de sua empresa.