3DEXPERIENCE Lab da Dassault Systèmes simula fluxo de ar para reduzir propagação de vírus em hospital

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A simulação do fluxo de ar foi utilizada em um projeto colaborativo para reduzir o risco de propagação de vírus no Hospital St. Francis, em Marange-Silvange, no nordeste da França – a segunda região do país mais afetada pela COVID-19. O projeto, que é parte da comunidade online OPEN COVID-19 do 3DEXPERIENCE Lab da Dassault Systèmes, é o mais recente a alavancar a inteligência coletiva na plataforma 3DEXPERIENCE para resolver rapidamente problemas críticos durante a pandemia de COVID-19.

O hospital St. Francis precisava transformar um de seus andares em uma área para acomodar pacientes com COVID-19 e queria reduzir o risco de propagação do vírus no interior do prédio. Baseando-se em uma planta baixa em 2D, a modelagem 3D tornou possível remontar as divisórias e as paredes da área em questão para fornecer rapidamente uma ideia do layout atual do hospital. A equipe de cientistas e analistas da Dassault Systèmes utilizou os aplicativos de simulação de dinâmica de fluidos computacional SIMULIA para simular diferentes campos de fluxo de ar dentro do edifício, permitindo que os diretores do hospital entendessem como os corredores eram importantes vetores de propagação e desta forma otimizassem o layout interno.

A equipe fez suposições sobre o comportamento de pacientes, os impactos de uma tosse e os sistemas de ventilação e ar condicionado do piso, incluindo vazamentos de ar pelas janelas e portas. Eles estudaram diferentes opções simulando ventilação reduzida e abertura estratégica de janelas, para entender o impacto do ar fresco no fluxo de ar e na concentração de partículas de vírus. Durante todo o projeto, utilizando a plataforma 3DEXPERIENCE, os engenheiros forneceram suporte e orientação, e a comunidade médica forneceu feedback. Os técnicos hospitalares estão fazendo testes com equipamentos sensores de empresas industriais locais para validar as diferentes simulações.

O SIMULIA, amplamente utilizado nas indústrias aeroespacial e automotiva, já desempenhou um papel fundamental na comunidade OPEN COVID-19 do 3DEXPERIENCE Lab, por meio do suporte ao design de equipamentos de proteção individual. Para mais informações sobre os projetos emergentes das iniciativas do laboratório, visite: https://go.3ds.com/opencovid19